O "Eduquês" em Discurso Directo

Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista

by Nuno Crato
Publisher: Gradiva, February of 2006 ‧
O ‘Eduquês’ em Discurso Directo disseca com rigor e impiedade os lugares comuns em educação. Mostra o vazio dos conceitos que têm dominado a pseudo-pedagogia do laxismo e da irresponsabilidade. Explica a ideologia frouxa que está por detrás da linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado eduquês.
Depois de ler este livro, ninguém pode continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como «aprender a aprender», «ensino centrado no aluno» ou «aprendizagem em contexto». Percebem-se as ideias nocivas por detrás dessas expressões aparentemente inócuas.
Minuciosamente documentado com delirantes citações de responsáveis pela política educativa, apoiado em referências críticas da psicologia e da pedagogia, este livro não deixa pedra sobre pedra no edifício ideológico do eduqês.
Nuno Crato é um professor de matemática preocupado com a educação. Armado de uma vasta cultura científica, de uma experiência de docência em vários países e de fundamentadas preocupações filosóficas, empreende neste livro a primeira crítica sistemática da pedagogia romântica e construtivista que em Portugal ficou conhecida como eduquês.
É a primeira obra no género no nosso país. Destina-se a professores, pais e todos os que se preocupam com o futuro. O ensino é um problema demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos teóricos da pedagogia.

"Este livro é urgente, é importante, é fundamental. Enquanto Nuno Crato e outros professores e intelectuais deste calibre não tomarem as rédeas da educação no nosso país, continuaremos um país rasca - bom para poucos, mas à custa de muitos."
Desidério Murcho, Público, Mil Folhas

O "Eduquês" em Discurso Directo

Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista

by Nuno Crato

Property Description
ISBN: 9789896160944
Publisher: Gradiva
Release Date: February of 2006
Language: Portuguese
Dimensions: 134 x 208 x 8 mm
Cover: Softcover
Pages: 132
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Parenting > Educational Theories and Curriculum
EAN: 9789896160944
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Nuno Crato

Nuno Crato, GCIH, GCIP, professor investigador de matemática e estatística, Cemapre, ISEG, Universidade de Lisboa, membro do Conselho Científico para a Educação Nacional do governo francês (CSEN), cientista visitante no centro europeu, JRC, em Itália, em análise estatística de impacto de medidas políticas, lidera atualmente a Iniciativa Educação, uma organização dirigida à Educação Básica e Secundária.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004–2010), presidente do Taguspark (2010–2011) e Ministro da Educação e Ciência (2011–2015). Publicou alguns trabalhos com reflexões sobre a sua experiência, nomeadamente «Everything starts with the curriculum», ResearchED 4, fevereiro 2019; «Curriculum and education reforms in Portugal: An analysis on why and how students’ knowledge and skills improved», in F. Reimers (Ed.) Audacious Education Purposes, Springer 2019, e «Math curriculum matters: Statistical evidence and the Portuguese experience» European Mathematical Society Magazine 124, 49–56. Recentemente, coordenou o livro Improving a Country's Education: PISA 2018 Results in 10 Countries (Springer 2021) e coeditou Data-Driven Policy Impact Evaluation (Springer 2019).
Divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, Espanha, Itália e Brasil, nomeadamente A Matemática das Coisas (SPM/Gradiva 2008) e Figuring It Out (Springer 2010). Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática (2003) e da Comissão Europeia (2007). Foi agraciado como Comendador (2008) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2016), e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2022).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT