Nenhum Nome Depois

by Maria do Rosário Pedreira
Publisher: Gótica, April of 2004 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Este é o terceiro livro de poesia de Maria do Rosário Pedreira (houve ainda um primeiro publicado sob pseudónimo), também romancista (Alguns Homens, Duas Mulheres e Eu, e A Ilha do Paraíso), tradutora e autora de vários livros para a infância e juventude. "O livro de Maria do Rosário Pedreira constitui-se com um quarteto, dividido em Os Nomes Inúteis, Os Nomes Interditos, Os Nomes de Família e Nenhum Nome Depois. Um nome ou uma voz podem expressar-se em diferentes tempos e espaços, mas nesta obra dir-se-iam a causa de uma (im)permanência, a da sua significação, a de uma queda que não é contorno ou substância, mas função de uma existência do sujeito poético abalado pela catástrofe. Mais do que tudo ama-se o amor num crescendo romanesco.
"Menos contido do que as obras anteriores, este conjunto de poemas persiste em revelar a autora como um nome relevante da sua geração. A escrita de Maria do Rosário Pedreira aproxima-nos, na sua atenção ao mínimo, concreticidade tão feminina, de uma fragilidade emergente perante a instabilidade do Eu. Nessa revolução súbita com a qual o sujeito poético se confronta, vai reconstruindo o mundo. A ideia de amor é, para Agamben, "viver na intimidade de um ser estranho, longínquo e mesmo imperceptível, de tal forma que o seu nome o contenha inteiramente." O amor, neste livro, revela-se como desejo e mal. Até que a voragem do vento o apague no cansaço da dor."
Ana Marques Gastão, Diário de Notícias, 3/3/04

Nenhum Nome Depois

by Maria do Rosário Pedreira

Property Description
ISBN: 9789727921010
Publisher: Gótica
Release Date: April of 2004
Language: Portuguese
Dimensions: 207 x 128 x 9 mm
Cover: Softcover
Pages: 76
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Poetry
EAN: 9789727921010
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Maria do Rosário Pedreira

Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Depois de uma breve passagem pelo ensino, ingressou na carreira editorial, dedicando-se à publicação de literatura portuguesa.
Escreveu duas coleções de livros juvenis que foram adaptadas à televisão. Autora de um romance, de um livro de crónicas e de contos dispersos em revistas e antologias, é sobretudo conhecida como poeta, tendo a sua Poesia Reunida sido distinguida com o Prémio da Fundação Inês de Castro. Em 2022, publicou O Meu Corpo Humano, vencedor do Prémio Literário Correntes d’Escritas e do Prémio de Poesia de Oeiras (Consagração), finalista do Prémio PEN de Poesia e nomeado para o Prémio Oceanos.
Está traduzida em várias línguas e participou em numerosos encontros em Portugal e no estrangeiro. Trabalha regularmente como letrista e tem, desde 2010, um blogue sobre livros e edição. É cronista no jornal A Mensagem de Lisboa.
Com Caçadores de Algas venceu o Grande Prémio do Conto Branquinho da Fonseca da Associação Portuguesa de Escritores 2025.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT