Gestão de Recursos Humanos

Para o Século XXI

by Mário Ceitil
Publisher: Edições Sílabo, October of 2006 ‧
Num tempo de grandes incertezas em relação ao futuro da Gestão de Recursos Humanos, os profissionais do sector e aqueles que aspiram a ele pertencer interrogam-se sobre os horizontes que se colocam a esta função que, ao longo da sua história recente, se impôs como grande função empresarial.

Por um lado, os arautos da desgraça fazem as crónicas da morte anunciada da função, alegadamente por tender a ser progressivamente esvaziada pelas subcontratações e outsourcing, a uma escala cada vez mais global e generalizada. Por outro lado, os epígonos de correntes mais recentes, clamam pela necessidade de substituir o conceito de recursos humanos por um outro, ainda inespecífico, que marque definitivamente o ocaso de uma visão neoclássica da GRH, ainda enfeudada aos modelos funcionalistas, que tendem a perpetuar uma lógica de gestão do factor humano alicerçada no estudo do trabalho.

Na encruzilhada dos modelos e no fragor das experiências e das práticas, Mário Ceitil procura equacionar alguns dos grandes choques paradigmáticos que a moderna GRH enfrenta, focalizando-se nos grandes temas que emergem de uma sociedade globalizada e aparentemente caótica: a gestão da complexidade, as práticas de progressão no caos, a resiliência necessária para a gestão da diversidade, em suma, a emergência de novas competências que permitam aos profissionais, a todos os níveis, manterem-se (vivos e saudáveis) na crista da onda.

Gestão de Recursos Humanos

Para o Século XXI

by Mário Ceitil

Property Description
ISBN: 9789726184287
Publisher: Edições Sílabo
Release Date: October of 2006
Language: Portuguese
Dimensions: 161 x 236 x 15 mm
Cover: Softcover
Pages: 272
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Management > Human Resources
EAN: 9789726184287

ABOUT THE AUTHOR

Mário Ceitil

Mário Ceitil é consultor em RH e desenvolvimento pessoal na Cegoc desde 1981. Foi diretor associado da Cegoc de 1993 a 2016. Possui formação certificada em coaching pelo FranklinCovey/Columbia University Executive Coaching Program e pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos de Madrid. É professor convidado do mestrado em Gestão de Potencial Humano e da pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos no ISG, professor auxiliar convidado e coordenador da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Lusófona e codiretor do executive master em Gestão Estratégica de Recursos Humanos do INDEG-ISCTE. É presidente da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas.

(see more)

BY THE AUTHOR