Férias de Agosto

by Cesare Pavese
Publisher: Quasi Edições, October of 2008 ‧
Através de breves narrativas, repletas de encantos subtis, Pavese apresenta-nos uma prosa cuidadosa e precisa, num livro que é um inventário dos temas mais caros a Cesare Pavese: o mito inocente e selvagem que se revela no campo, a solidão citadina, a memória da infância mítica, as contradições que remetem para os valores primordiais da existência. Dividido em três as partes (O mar, onde as memórias infantis se transformam em veículo de conhecimento; A cidade, onde uma juventude mais adulta tenta desenvolver o jogo das descobertas da meninice; e A vinha, onde a diferença entre homem e rapaz adquire o auge na comemoração de uma idade absoluta) Férias de Agosto. A linguagem, como escreveu Italo Calvino, é "transparente, suave, cuidadosa", e as personagens são "extraídas de uma matéria afectiva ainda quente; imagens raríssimas, embora ligadas de tal forma a uma verticalidade da memória que nos provocam arrepio". Contos como O Blusão de Couro ou As Casas incluem-se entre as demonstrações mais significativas e completas da narrativa de Pavese.

«Escrito na primeira pessoa, como se de um diário temático se tratasse, Férias de Agosto pode (e talvez deva) ser lido como uma colectânea de contos breves. Com Pavese, um nome central da poesia italiana do século XX, fica-se sempre na incerteza do que poderia ter sido a Obra sem o suicídio a treze dias de completar 42 anos. Para este antifascista italiano que amava, entre todas, a literatura americana (traduziu Whitman, Melville, Faulkner, Sinclair Lewis, Gertrude Stein e John dos Passos; além de Defoe e Joyce, mas esses não eram americanos), e teve uma amante americana (a actriz Constance Dowling), a vida foi sempre o material da escrita, a que acrescentava a centelha da literatura.»
Eduardo Pitta, blog Daliteratura

Férias de Agosto

by Cesare Pavese

Property Description
ISBN: 9789895523351
Publisher: Quasi Edições
Release Date: October of 2008
Language: Portuguese
Dimensions: 158 x 232 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 200
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Short stories
EAN: 9789895523351

ABOUT THE AUTHOR

Cesare Pavese

Cesare Pavese nasceu em 1908, na pequena vila italiana de Santo Stefano Belbo. Em 1927 inscreve-se na Faculdade de Letras da Universidade de Turim e inicia pouco depois o seu trabalho de escrita e de tradução de alguns dos mais relevantes autores de língua inglesa do século xx, entre os quais John Steinbeck, William Faulkner e James Joyce. O seu primeiro livro de poesia, Trabalhar Cansa, é revelado em 1936. Combatente antifascista, foi preso e condenado ao degredo, aderindo, depois da guerra, ao Partido Comunista. Em 1947 publica Diálogos com Leucò e em 1949 O Belo Verão, livro que veria distinguido em 1950 com o Prémio Strega. Nesse mesmo ano, e pouco após o lançamento daquele que é considerado o seu romance mais bem-conseguido, A Lua e as Fogueiras, Pavese suicida-se, num quarto de hotel em Turim.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT