Educação da Europa

by A. Reis Monteiro
Publisher: Campo das Letras, April of 2001 ‧
"Educação da Europa" é um ensaio histórico-jurídico-pedagógico, centrado no Direito Europeu da Educação.
Argumenta que a substância do património cultural comum dos povos da Europa e da identidade europeia são os direitos do homem; por isso, a Europa, como ideal de dignidade humana, deve ser politicamente construída como uma Europa dos direitos do homem; para isso, tem de renascer pedagogicamente nas fontes mais elevadas e puras da sua cultura.
Propõe o lançamento - conjuntamente do Conselho da Europa e pela União Europeia - de um grande Programa-Quadro europeu de reforma da educação e da escola com princípios, recomendações e propostas para a conversão da educação à sua qualidade de direito do homem e transfiguração da escola em escola do direito à educação. Poderia denominar-se Programa ROUSSEAU.

Educação da Europa

by A. Reis Monteiro

Property Description
ISBN: 9789726103233
Publisher: Campo das Letras
Release Date: April of 2001
Language: Portuguese
Dimensions: 135 x 210 x 31 mm
Cover: Softcover
Pages: 448
Format: Book
Collection: Campo da Educação
Categories: Books in Portuguese > Parenting > Educational Policies and School Administration
EAN: 9789726103233
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

A. Reis Monteiro

Agostinho dos Reis Monteiro é doutorado pela Universidade de Paris 8 e pela Universidade de Lisboa no domínio do Direito Internacional da Educação, tendo efetuado estágios oficiais de investigação em várias instituições e organizações internacionais, incluindo a UNESCO (Paris) e as Nações Unidas (Genebra). Depois de alguns anos de docência em diferentes níveis do sistema escolar, iniciou a carreira académica na Universidade de Lisboa.
Leciona o direito à educação no Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 1999, tendo orientado dissertações de Mestrado e Doutoramento de estudantes estrangeiros. Publicou vários livros sobre direitos humanos, direitos da criança, direito à educação, história da educação, teoria da educação, profissão docente. Entre eles, os seguintes: Crianças: Utopia da Humanidade (2024), Right to Education: A New Right to a New Education (2024), Droit à l'Éducation: Un Droit Nouveau à une Éducation Nouvelle (2023), Derecho a la Educación: ¿Qué Derecho? ¿A qué Educación? (2023), Una Teoría de la Educación (2023), Introdução ao Direito da Educação – Internacional, Europeu e Português (2023), Human Dignity – Adolf Hitler, Thomas Mann and Munich (2022), Revolution of the Right to Education (2021), The Teaching Profession – Present and Future (2015), Ethics of Human Rights (2014), La Revolución de los Derechos del Niño (2008), História da Educação – do antigo "direito de educação" ao novo "direito à educação" (2006). Convidado a escrever o primeiro capítulo de um Research Handbook on the Right to Education (em preparação).

(see more)

BY THE AUTHOR