Dicionário do Diabo

by Ambrose Bierce; Illustration: Ralph Steadman
Publisher: Tinta da China, February of 2006 ‧
O «Dicionário do Diabo» é um clássico da literatura americana. O seu autor, Ambrose Bierce, amigo e rival de Mark Twain, tornou-se um dos mais famosos escritores e jornalistas depois da Guerra Civil.
Esta obra foi primeiro publicada num jornal, entre 1881 e 1906. No seu estilo deliciosamente sarcástico, com um humor satírico inteligente, o autor assume o papel do Diabo para subverter o sentido que habitualmente atribuímos às palavras. Bierce inventou um dicionário politicamente incorrecto, capaz de provocar tudo e todos. O seu humor é hoje tão acutilante como há cem anos atrás.
No «Prefácio» de Pedro Mexia pode ler-se: «Bierce é levado do diabo, e tem todo o interesse em associar a maldição ao seu texto. (...) Este Dicionário anuncia logo no seu nome que não se pretende informativo. (...) O que interessa a Bierce não é descrever o mundo tal como é. (...) O mundo não deve ser analisado com frieza científica ou ideológica, deve ser confrontado com os seus vícios, numa linguagem viciosa.»


"A ironia, o sarcasmo, acrítica e uma certa audácia sublinham o carácter surpreendente deste livro. As definições aqui expressas não se destinam a caracterizar as palavras correspondentes às entradas, como o título poderia sugerir. São pequenos opúsculos, destinados a provocar no leitor o arrepio de quem nos pisa o calo das ideias feitas, sem retira o pé e, ainda por cima, mantendo o sorriso inocente de uma criança que contempla a Lua (...) Religião, alta sociedade, instituições, hábitos e convenções... a mira é ampla e impiedosa. No fundo, estamos perante um dicionário da forma como Bierce encara (e desmascara) o mundo que o rodeia".
João Morales, Março de 2006

"A obra recomenda-se pelo humor certeiro de Bierce, brutal ou subtil, e pela conjugação de ressentimento, 'nonsense', ironia e cinismo em fórmulas frequentemente demolidoras, raramente banais."
Francisco Bélard, Expresso


"Político: uma enguia no lamaçal basilar sobre o qual a super-estrutura da sociedade organizada é erigida (...) comparado com o estadista tem a desvantagem de estar vivo".

Dicionário do Diabo

by Ambrose Bierce; Illustration: Ralph Steadman

Property Description
ISBN: 9789728955021
Publisher: Tinta da China
Release Date: February of 2006
Language: Portuguese
Dimensions: 128 x 190 x 17 mm
Cover: Hardcover
Pages: 176
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Other Literary Forms
EAN: 9789728955021
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Ambrose Bierce

Ambrose Bierce nasceu em Ohio, a 24 Junho de 1842. Depois da Guerra Civil Americana, em que participou do lado dos Unionistas, Bierce partiu para a Califórnia, onde se tornou jornalista. Em Inglaterra a partir de 1872, trabalhou para revistas humorísticas como a Figaro e a Fun. Regressou aos Estados Unidos em 1875, iniciando um longo período de colaboração com vários jornais.
Tornar-se-ia um dos jornalistas e escritores mais conhecidos do seu tempo, não deixando ninguém indiferente ao seu sentido acutilantemente crítico e satírico da humanidade. Com humor insolente, atacou todos os quadrantes da sociedade: as religiões, a política, a economia, o sentimentalismo... Em 1913, aos setenta e um anos, Bierce partiu ao encontro da Revolução Mexicana, sem deixar rasto. A sua morte permanece um mistério, mas acredita-se que possa ter acontecido durante a Batalha de Ojinaga, em Janeiro de 1914.

(see more)

BY THE AUTHOR