A Exoneração do Passivo Restante

by José Gonçalves Ferreira
Publisher: Coimbra Editora, October of 2013 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
A exoneração do passivo restante, apresentada como uma das grandes inovações do CIRE em 2004, tem, ao longo destes quase dez anos, sido protagonista de intensa discussão jurídica oscilando o argumentário entre o ficar aquém dos objetivos propostos e o ser excessivamente protetora dos devedores.
Certo é que num tempo de profunda crise e em que o número de insolvências pendentes nos tribunais cresceu exponencialmente a exoneração passou a ser utilizada como um recurso comum e quotidiano pelos devedores.
A presente dissertação visa contribuir para a discussão atrás apontada tendo como referencial duas questões magnas: em que condições podem os insolventes aceder a tal instituto jurídico e, não menos importante, se a exoneração se traduz num verdadeiro perdão das dívidas como vários afirmam.

Capitulo 1 - Acolhimento e evolução do regime da insolvência de pessoas singulares
Capitulo 2 - Admissibilidade da exoneração do passivo restante
Capitulo 3 -A exoneração do passivo restante. Concessão e consequências
Capitulo 4 - A subsistência de créditos
Capitulo 5 - Casos-limite da exoneração do passivo restante
Capitulo 6 - Considerações finais. A exoneração e o conceito de fresh start

A Exoneração do Passivo Restante

by José Gonçalves Ferreira

Property Description
ISBN: 9789723221749
Publisher: Coimbra Editora
Release Date: October of 2013
Language: Portuguese
Dimensions: 161 x 230 x 7 mm
Pages: 180
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Law > Commercial Law
EAN: 9789723221749

ABOUT THE AUTHOR

José Gonçalves Ferreira

Advogado; Doutorando em Ciências Jurídico-Privatísticas – UMinho; Mestre em Direito dos contratos e das empresas – Uminho; Pós-Graduado em Direito das Empresas – UC; Licenciado em Direito - UC.

(see more)

BY THE AUTHOR