A Educação dos Genes

Uma viagem às origens biológicas do comportamento humano

by Luís Bigotte de Almeida
Publisher: Gradiva, September of 2009 ‧
Recebemos dos nossos progenitores uma herança biológica e outra cultural. A primeira constitui-se na transmissão de características codificadas nos genes, enquanto a última terá por base a transferência cumulativa de hábitos, de educação e de cultura, uma série de experiências e de conhecimentos adquiridos por imitação e instrução.

Se hoje é fácil aceitar que as características fisiológicas e estruturais dos seres vivos sejam induzidas por genes, não é ainda tão linear a compreensão de que estes possam influenciar também o comportamento, o perfil psicológico, as emoções, os sentimentos e até as convicções morais e éticas. Nesta viagem às origens biológicas do comportamento humano, visitamos os diversos factores de expressão dos genes e o modo como estes, ao mesmo tempo, se moldam e influenciam o meio ambiente, numa dicotomia entre o que está na natureza humana e aquilo que se adquire com a educação e a cultura. Iremos ao encontro de uma área do conhecimento com interesse científico recente, a genética do comportamento, debruçando-nos sobre toda a variação que é introduzida no comportamento humano por genes únicos, sistemas de genes múltiplos e mutações genéticas, bem como através de toda a informação recebida dos ambientes que são experimentados, quer antes quer depois do nascimento, e muito em particular daquele que cada um de nós, por razões genéticas, apreende e vive em exclusivo.

A Educação dos Genes

Uma viagem às origens biológicas do comportamento humano

by Luís Bigotte de Almeida

Property Description
ISBN: 9789896163358
Publisher: Gradiva
Release Date: September of 2009
Language: Portuguese
Dimensions: 151 x 231 x 23 mm
Cover: Softcover
Pages: 272
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Science > Biology
Books in Portuguese > Medicine > General Medicine
EAN: 9789896163358

Uma reflexão sobre a natureza humana

Bruno Moraes

Trata-se de uma monografia séria, sem nunca perder de vista o carácter de divulgação, sobre um tópico muito caro ao Homem — a existir: a sua 'natureza'. Na senda do biólogo americano Ed Wilson ("On Human Nature"), o livro mostra-nos que é possível encontrar uma resposta, na base neural dos nossos comportamentos, para a existência das dimensões pessoal (personalidade) e social (cultural) humanas, que como muitas outras funções orgânicas sofreu diversas pressões selectivas ao longo da Evolução. Uma obra de grande importância, escrita em língua portuguesa por um especialista em neurologia.

Didático

José Luís L. d' Orey

Esta obra permite ao leitor, pela forma como o texto é apresentado, aprender conceitos científicos de forma clara, que habitualmente se adquirem em ambiente escolar formal. Trata-se de um importante contributo de divulgação científica que retoma, com novos dados, uma “velha” questão: o que mais condiciona mais o comportamento humano? A genética ou o ambiente? Recomendo.

Gostei :)

Ana Castro

É um livro especifico, mas bem acessível a quem não perceba muito das áreas de ciências. Têm coisas muito engraçadas e bem explicadas. Para quem gosta do estudo do comportamento é bastante informativo e principalmente acessível para um primeiro encontro destas áreas

ABOUT THE AUTHOR

Luís Bigotte de Almeida

Luís Bigotte de Almeida é médico neurologista e neuropatologista, doutorado pelas universidades de Uppsala, na Suécia, e Clássica de Lisboa. É diretor do Serviço de Neurologia do Hospital Garcia de Orta e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Foi médico militar em Angola e investigador post-doc em Uppsala e Londres. Ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropatologia, é membro da direção do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos, das comissões científica e de ética da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) e delegado desta sociedade na Federação Europeia das Sociedades de Neurologia. Publicou dois livros de divulgação científica e diversos artigos de investigação em revistas médicas internacionais. Foram-lhe atribuídos os prémios Sandoz de Neurologia da SPN e Vasconcellos Marques da Sociedade Luso-Espanhola de Neurocirurgia. Dirige a revista científica "Colóquios Garcia de Orta" e integra o Comité Assessor da "Revista de Neurologia", Espanha.

(see more)

BY THE AUTHOR