A Catedral

by J. K. Huysmans
Publisher: Livraria Civilização Editora, January of 2008 ‧
Este romance insere-se num ciclo, com a mesma personagem, Durtal, alter-ego do escritor, que narra a sua conversão no anterior romance, A Caminho, e se encerrará com O Oblato.

Um escritor cheio de inquietações, Durtal, recordando um benéfico retiro (narrado em A Caminho), dirige-se a Chartres. Na quietude mística da proximidade da catedral, tenta encontrar a paz que não obtém com a cultura e os estudos. Durtal é então arrebatado pela antiga construção, e a cada passo sente manifestar-se uma sincera admiração pela Idade Média. Devotado a essas criações, tudo se lhe oferece para meditações sobre arte e sobre a própria vida. Mas ante a hipótese que se lhe oferece de se tornar um oblato beneditino, Durtal entra numa nova fase de indecisão… enquanto vai descobrindo a catedral de Chartres, como um repositório vivo de todos os símbolos e um espelho dos seus próprios sentimentos.

A Catedral

by J. K. Huysmans

Property Description
ISBN: 9789722626545
Publisher: Livraria Civilização Editora
Release Date: January of 2008
Language: Portuguese
Dimensions: 156 x 235 x 25 mm
Cover: Softcover
Pages: 308
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789722626545

Durtal em Chartres

PH

As descrições da Catedral são maravilhosas e enciclopédicas. As opiniõese evocações de Huysmans/Durtal são como sempre fascinantes.

ABOUT THE AUTHOR

J. K. Huysmans

Georges Charles Marie Huysmans nasceu em Paris em 1848, mas sempre assinou as suas obras com uma versão flamenga do seu nome, JORIS-KARL, inspirada na ascendência do pai, procedente de uma linha de artistas. Amigo e discípulo de Zola e de Maupassant, cedo ultrapassará a escola naturalista, pelo seu estilo e singularidade. Caracteriza-se por uma expressão vigorosa e uma contínua devoção a temas artísticos, que impregnam a sua obra. A sua surpreendente adesão ao Catolicismo escandalizou os meios literários parisienses, que ele abandona ao retirar-se para viver como irmão oblato em Igny en le Marne. Depois da expulsão das ordens religiosas, regressa a Paris, onde vem a morrer, em 1907, de doença prolongada, suportada com abnegação cristã. A autenticidade de Huysmans e a originalidade do seu estilo levam a que até hoje seja objeto de um culto que ultrapassa o âmbito literário.

(see more)

BY THE AUTHOR