João Rui de Sousa

João Rui de Sousa (1928-2022), poeta e ensaísta, nasceu em Lisboa. Depois de frequentar a Escola Prática de Agricultura D. Dinis (Paiã, Odivelas), onde concluiu o respetivo curso, licenciou-se em C. Históricas e Filosóficas, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fez parte da direcção da revista Cassio-peia (1955), onde, com dois poemas e um ensaio, fez a sua estreia literária.

No que respeita à actividade ensaística, pode destacar-se o exercício da crítica de poesia em diversos jornais e revistas (sobretudo em A Capital, JL, Colóquio-Letras), bem como a publicação de alguns estudos (nomeadamente sobre Fernando Pessoa, Mário Saa, Casais Monteiro e António Ramos Rosa). Desempenhou durante alguns anos funções de investigador na Biblioteca Nacional. No domínio da criação poética, tem colaboração em avultado número de jornais e revistas, assim como de antologias e volumes colectivos.

A partir de 1960, em que fez sair e A Hipérbole na Cidade, publicou cerca de duas dezenas de volumes de poesia. A sua Obra Poética (2002), prefaciada por Fernando J. B. Martinho, reuniu toda a poesia editada entre 1960 e 2000, tendo-lhe sido atribuídos prémios da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e do PEN Clube Português. Posteriormente, vieram a público Lavra e Pousio (2005) e Quarteto para as Próximas Chuvas (2008), sendo este último título distinguido com os prémios "Teixeira de Pascoaes" e "António Ramos Rosa".

Em 2012, a Associação Portuguesa de Escritores conferiu-lhe o prémio "Vida Literária" e, em 2014, foi publicada, em Itália, em edição bilingue, uma antologia poética do autor, Respirare attraverso l'acqua<(i> (organização e traduções de António Fournier e Alessandro Granata Seixas).

Bibliography

Order

People who bought this author also bought

X
Recommend
João Rui de Sousa
To recommend this author to a friend, simply fill in your name and email, as well as the name and email of the person you want to suggest them to. If you wish, you can also add a small comment, then click to send the request. Your recommendation will be immediately sent in your name to the email address of the person you are recommending them to.
Your identification:
The identification of the person you want to recommend this title to:
X
Your recommendation has been sent successfully!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
An error occurred!
Please try again later.
X
You have reached the maximum number of authorized devices
Please go to your customer area to manage active devices.