Revista Ler - Primavera 2016 eBook
de José Rentes de Carvalho, Jorge Listopad, Clara Ferreira Alves, Patti Smith e Vergílio Ferreira
Sobre
o Livro
Entrevista de Capa - Clara Ferreira Alves
«Não havia ego, era como no budismo. A primeira coisa que aprendíamos no jornalismo era a dar cabo do ego. Tínhamos de deixar o ego de lado, quando se trabalhava a prosa. O ego foi introduzido mais tarde, nos anos 80, e eu contribuí bastante para isso.» Entrevista de Bruno Vieira Amaral.
Os 100 anos de Vergílio Ferreira
Em 2016, cumprem-se 100 anos sobre o nascimento do escritor Vergílio Ferreira. Ainda este ano, passam também 20 anos sobre o seu desaparecimento. A obra que nos legou é um testemunho que vibra e interpela o nosso presente. Artigo de Hugo Pinto Santos.
Não Passa Tudo de Literatura
Jorge Listopad é um mistério. Aliás, Jirí Synek (nome com que foi registado depois do nascimento) é um mistério. Um enigma como autor e como pessoa. Podia ser uma personagem sua. A sua biografia é tão intrigante e traz consigo tantos espaços vazios, ainda não contados, que é um atrevimento desenhá-la por completo. Nuno Costa Santos tentou desvendar o mistério.
As segundas memórias de Patti Smith
No segundo volume das suas memórias, Patti Smithnexperimenta a digressão depois da narrativa cronológica dedicada à sua juventude em Apenas Miúdos. Este M Train é uma viagem literária, e é também uma linha de metro que atravessa Nova Iorque com todas as possibilidades desse cenário. Artigo de Isabel Lucas.
As contradições do Irão
José Saramago e FernandonPessoa são populares na República Islâmica. O português Nobel da Literatura temn25 livros publicados em farsi. Um deles, Ensaionsobre a Cegueira, esteve proibido. Não é caso único. A censura énimplacável, mas os escritores resistem. Onde e quando menos se espera, hánsurpresas boas. Artigo de MargaridanSantos Lopes.
nn
Rue D’Anvers
As memórias de uma Paris desaparecida por José Rentes de Carvalho.
Traduzir é inventar o que lá está
Harrie Lemens conta como descobriu a literatura de língua portuguesa e como acabou a traduzir para holandês Rentes de Carvalho, Lobo Antunes, Saramago, Machado de Assis e Eça de Queirós.
O legado de Obama segundo Bernardo Pires de Lima.
Carlos Fiolhais entrevista Cédric Villani, um génio da matemática.
Crónicas - Abel Barros Baptista, Eugénio Lisboa, Tiago Cavaco, Leonor Baldaque
Correspondentes - Ivone Mendes da Silva, Tiago Moreira Ramalho, Fausta Cardoso Pereira, etc.
E ainda Manifestos, Virtudes Cardeais, Coisas Verdadeiramente Importantes, Leituras Miúdas, Obituários, Globo, Livros do Trimestre, Sindicância.
Detalhes
do ProdutoeBooks em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
eBooks em Português > Literatura > Ensaios