Portugueses e Espanhóis na Oceânia eBook
Duas formas de resolver insurreições
de René Pélissier
Sobre
o LivroNuma abordagem bem fundamentada e original, René Pélissier propõe-se analisar um breve mas relevante período da história dos dois impérios da Península Ibérica, centrando-se nas opções que tomaram nas suas colónias de Timor e Ponape para se afirmar nestes territórios que se encontravam sob o seu domínio no final do século XIX.
O que o Autor pretende é «apreciar o modo como os descendentes dos pioneiros dos séculos XV e XVI sobreviveram - imperialmente falando - numa época na qual, para se impor além-fronteiras, o que contava não eram as reminiscências empoladas de um passado demasiado imponente, mas o valor das exportações, a sanidade das finanças públicas, o número de navios de guerra e canhões disponível e, sobretudo, a vontade de os utilizar para se afirmar no mapa».
nnO seu estudo ocupa-se, por isso, «das atividades coloniais de Portugal e de Espanha. Porém, não num lugar qualquer. Nem em África, nem na América, nem na Ásia, mas exatamente onde menos as esperaríamos: no Pacífico, no sentido lato que na época o conceito abrangia. e sob um ângulo bastante particular: como obrigar as populações locais a obedecer a pressões coloniais antigas para Portugal ou totalmente novas para Espanha, tudo isto limitado a duas ilhas de habitantes ciosos da sua independência e sobejamente capazes de a defender?».
Em Portugueses e Espanhóis na Oceânia - Duas formas de resolver insurreições, o autor sustenta que os métodos portugueses em Timor se revelaram mais eficazes do que os dos espanhóis em Ponape.
Detalhes
do ProdutoeBooks em Português > História > História de Timor