10% de desconto

O Manicómio Dr. Heribaldo Raposo eBook

de Pedro Afonso

Livro eBook
editor: Sopa de Letras, maio de 2006
Num momento da actualidade portuguesa em que se equaciona o encerramento de alguns hospitais psiquiátricos e a consequente desinstitucionalização dos doentes através da sua integração em unidades especiais inseridas nos hospitais centrais e de uma cooperação mais próxima das suas famílias, Pedro Afonso, psiquiatra no Hospital Júlio de Matos surge com um novo romance que tem como tema central a condição do doente mental e os medos que a sociedade em relação a ele ainda encerra.

Em O Manicómico Dr. Heribaldo Raposo e através de visão tão assustadora quanto real do dia-a-dia de um hospital psiquiátrico, Pedro Afonso abre assim caminho à reflexão sobre o regime de internamento nestas instituições e permite que os leitores, ao folhearem o livro, abram as portas de um hospital psiquiátrico e conheçam a realidade intemporal da estória.

Margarida, a personagem principal deste seu novo livro é uma jovem psiquiatra do Manicómio Doutor Heribaldo Raposo, um hospital psiquiátrico da capital onde quase tudo está mal e os doentes enfrentam, todos os dias, condições sub-humanas, devido à inveja e à incompetência do director de serviço e de médicos como o Dr. Ricardo Oliveira.

Inconformada com a negligência, os maus-tratos e o abandono e desistência dos doentes por parte de médicos e enfermeiros do hospital em que trabalha, Margarida e um outro colega, decidem iniciar uma luta solitária contra tudo e todos em prol da melhoria do bem-estar dos seus pacientes. Mas será que vão conseguir enfrentar um sistema adverso e fazer face a regras de funcionamento obsoletas e viciadas?

O Manicómio Dr. Heribaldo Raposo

de Pedro Afonso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728708535
Editor: Sopa de Letras
Data de Lançamento: maio de 2006
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > Medicina > Psiquiatria
EAN: 9789728708535
e e e e e

Excelente

FlorMendes

Retrato muito bom da saúde mental em Portugal e do que se passa dentro de portas das unidades hospitalares envolvidas. Recomendo!!

e e e e E

Bom romance, grande história

Gustavo Ferreira

Gostei muito de ler este romance, que tem as suas partes de excelente humor e também alguma tragédia à mistura!! Recomendo vivamente este livro a quem quiser dar uma boa gargalhada mas que goste também de uma história comovente

Pedro Afonso

Pedro Afonso nasceu em Santarém em 1968. Em 1993, licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e em 2001 especializou-se em Psiquiatria, tendo realizado o seu internato complementar no Hospital Júlio de Matos. Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa (2009) concluiu, em 2011, o doutoramento em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Lisboa.
Autor de diversas obras científicas e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais peer review, publicou igualmente obras de ficção, entre as quais O Inimputável, Esquizofrenia: Conhecer a Doença, Será Depressão ou Simplesmente Tristeza...? ) e da obra de ficção O Dom de Uma Certeza.

(ver mais)