O Espelho (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira) eBook

de Machado de Assis

editor: Via Leitura
"O Espelho" é um dos contos mais importantes de Machado de Assis e da literatura brasileira. Esta edição tem texto integral e traz notas explicativas para os termos não usuais, para facilitar a compreensão da obra.O conto foi publicado originalmente na Gazeta de Notícias em  8 de setembro de 1882 e depois reunido na coletânea Papéis Avulsos, publicado no mesmo ano.  A coletânea, assim como o romance  Memórias póstumas de Brás Cubas  (1881), marca o início da fase realista do autor, em que Machado se distancia das influências românticas observadas em suas obras anteriores.

O Espelho (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira)

de Machado de Assis

ISBN: 9788567097817
Editor: Via Leitura
Idioma: Português do Brasil
Páginas: 20
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB i
Classificação temática: eBooks em Português > Infantis e Juvenis > Literatura Juvenil
EAN: 9788567097817
Machado de Assis

Machado de Assis é filho de pai mulato carioca e mãe açoriana. O escritor brasileiro nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Autodidata e ambicioso, tornou-se um clássico da língua portuguesa. Os primeiros poemas foram publicados na imprensa, seguindo-se-lhes crónicas, contos, romances e ensaios críticos. O seu primeiro livro de poesias, Crisálidas, foi publicado em 1864 e o seu primeiro romance, Ressurreição, em 1872. Iniciando a sua atividade literária em pleno Romantismo, tornou-se o autor mais importante da nova estética do Realismo e foi ainda contemporâneo do Parnasianismo e do Simbolismo. Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) corresponde à fase do Realismo psicológico, em que o autor vai mostrar a ambiguidade fundamental do ser humano, a incapacidade humana de conhecimento do real, substituindo-o, assim, por uma mistificação. Esta demonstração é muito mais subtil do que a análise dos meros mecanismos hereditários e sociais próprios do Naturalismo. Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacob (1904) e Memorial de Aires (1908), são as obras-primas deste período. Por elas perpassa uma trágica ironia a par com uma visão sem ilusões da sociedade urbana carioca.

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