Jogos Eletrônicos eBook

Diversão, Poder E Subjetivação

de Cláudio Lúcio Mendes

editor: Papirus Editora, agosto de 2017
O que leva alguém a se tornar adepto aos jogos eletrônicos? E que efeitos esses jogos têm sobre nós? Essas duas questões, que orientaram a construção desse livro, são analisadas aqui com base em formulações de Foucault sobre a noção de governo. Elas serviram, entre outras coisas, para entender os jogos eletrônicos como formadores da subjetivação de quem os joga. Para isso, o autor articula quatro grandes mecanismos de governo: a comunidade de jogadores, as formas de educação presentes nos jogos, as histórias e narrativas e a construção dos personagens. Também foram consideradas várias categorias – como idade, sexo e classe social – para analisar a elaboração dos jogos. De um lado, baseado nessas categorias, o autor identifica nos games qual é o perfil do suposto sujeito-jogador. De outro, da perspectiva do jogador (que é detentor de poder e saber), investiga como ele se constitui como sujeito. As relações de poder, dinâmicas e em constante movimento vão sempre "fabricar novos sujeitos" e novas formas de subjetivar os jogadores. - Papirus Editora

Jogos Eletrônicos

Diversão, Poder E Subjetivação

de Cláudio Lúcio Mendes

ISBN: 9788544902592
Editor: Papirus Editora
Ano: 2017
Idioma: Português do Brasil
Páginas: 160
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB i
Classificação temática: eBooks em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9788544902592