História Abreviada da Literatura Portátil eBook
de Enrique Vila-Matas
Sobre
o LivroLivro de culto na obra de Enrique Vila-Matas, surgem aqui algumas marcas que perpassam toda a sua obra, como a exploração de biografias, verdadeiras ou imaginárias, de personagens escritores. História Abreviada da Literatura Portátil é uma vibrante história das vanguardas do século XX, onde se narra o percurso de um grupo de intelectuais que, em 1924, decide fundar uma sociedade secreta. Encontravam-se entre estes Duchamp, F. Scott Fitzgerald, Walter Benjamin, Cesar Vallejo, Man Ray, Tristan Tzara, Valery Larbaud, Federico García Lorca e muitos outros.
Conhecidos como portáteis, ou shandys, em homenagem ao Tristram Shandy de Laurence Sterne, este grupo, obscuro e extremamente seleto, cultiva ideais como o amor à escrita, a diversão, o espírito inovador e a autoria de obras, literárias ou plásticas, que possam caber facilmente numa pequena mala: portáteis.
História Abreviada da Literatura Portátil aposta decididamente numa imaginação radical, excêntrica, operando com suficiente eficácia para que a ficção se comprometa com a inteligência do ensaio.
Vila-Matas imagina a sociedade secreta dos Shandies, povoada por nomes bem conhecidos de escritores e artistas, que, em conjunto, lançam as bases para a "literatura portátil". A "Boîte-en-valise" de Duchamp parece dar o mote para a exploração lúdica, profunda e auto-referencial de Vila-Matas, onde uma plétora de personagens se confundem com a sua própria criação.
Enrique Vila-Matas constrói neste livro uma sociedade secreta repleta das personagens mais interessantes do ínicio do século, de forma abreviada como o próprio shandismo pede. Apesar de ser abreviada os promenores são muitos e imensos no seu tamanho e coerência fazendo-nos acreditar em toda a sua história. (Terá sido uma das géneses dos mockumentaries no cinema?)
Estranho ambiente, estranhas as relações entre as pessoas na sua estranheza, também, perante os livros e a literatura. De entre as páginas deste livro, perpassam outros e Enrique Vila-Matas explora este universo de forma única.