25% de desconto

Fuga de Cérebros eBook

de Rui Gomes

editor: Bertrand Editora, outubro de 2015
Os vinte percursos apresentados neste livro resultam de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa). Envolvendo quatro centros de investigação das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, e os doze autores deste livro, pretendeu-se conhecer, por meio de entrevistas e questionários, a cadeia de motivos que estão na origem dos novos perfis de emigração, percebendo em que medida a decisão de mobilidade migratória, inicialmente determinada por razões inscritas nos percursos formativos e de trabalho, se transforma em mobilidade social, mas igualmente cultural.

Os restantes retratos sociológicos registados durante a investigação podem ser consultados no sítio do projeto em www.bradramo.pt.

Fuga de Cérebros

de Rui Gomes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722531375
Editor: Bertrand Editora
Data de Lançamento: outubro de 2015
Idioma: Português
Páginas: 304
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > Ciências Soc. e Humanas > Sociologia
EAN: 9789722531375
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Rui Gomes

Rui Machado Gomes é professor catedrático e investigador do CES da Universidade de Coimbra. Tem investigado temas das áreas da educação e das políticas educativas, incluindo a análise dos processos de mobilidade académica e de emigração qualificada. Além de outros trabalhos nos domínios da Educação e dos Estudos Culturais, publicou O governo da educação em Portugal (2005), Olhares sobre o lazer (2007) e O corpo e a política da vida (2009). Publicou também várias dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais dando conta dos resultados dos projetos de investigação em que participou. Foi o investigador responsável pela pesquisa que deu origem a este livro.

(ver mais)