Debaixo De Algum Céu eBook
de Nuno Camarneiro
Sobre
o LivroNum prédio encostado à praia, homens, mulheres e crianças - vizinhos que se cruzam mas se desconhecem - andam à procura do que lhes falta: um pouco de paz, de música, de calor, de um deus que lhes sirva. Todas as janelas estão viradas para dentro e até o vento parece soprar em quem lá vive. Há uma viúva sozinha com um gato, um homem que se esconde a inventar futuros, o bebé que testa os pais desavindos, o reformado que constrói loucuras na cave, uma família quase quase normal, um padre com uma doença de fé, o apartamento vazio cheio dos que o deixaram. O elevador sobe cansado, a menina chora e os canos estrebucham. É esse o som dos dias, porque não há maneira de o medo se fazer ouvir.
A semana em que decorre esta história é bruscamente interrompida por uma tempestade que deixa o prédio sem luz e suspende as vidas das personagens - como uma bolha no tempo que permite pensar, rever o passado, perdoar, reagir, ser também mais vizinho. Entre o fim de um ano e o começo de outro, tudo pode realmente acontecer - e, pelo meio, nasce Cristo e salva-se um homem.
Embora numa cidade de província, e à beira-mar, este prédio fica mesmo ao virar da esquina, talvez o habitemos e não o saibamos.
Com imagens de extraordinário fulgor a que o autor nos habituou com o seu primeiro romance, Debaixo de Algum Céu retrata de forma límpida e comovente o purgatório que é a vida dos homens e a busca que cada um empreende pela redenção.
Este é um livro de leitura "obrigatória". Não elabora em trocadilhos antes impele a uma leitura atenta, introspetiva e que não deixa o leitor indiferente. É um livro que recomendo vivamente.
Uma história de sentimentos, vivências, alegrias, tristezas, mudança, uma quase realidade no nosso prédio, na nossa rua, na nossa cidade, nas nossas vidas. Uma leitura muito agradável
É mais um livro que nos leva a grandes momentos de introspeção, recomendo vivamente este livro.
Um autor com um estilo próprio de escrita, invulgar e muito interessante. A continuidade no desenvolvimento da sua escrita, a partir da sua obra anterior "No meu peito não cabem pássaros", que igualmente recomendo. Uma obra a ler. Sem dúvida"
tipo de livro que se gosta de ler num recanto acolhedor nas férias de verão!
Modernices de uma sociedade pseudo-evoluída que só se reencontra na falha de alguma modernice.
não conhecia o autor, Vi uma entrevista na tv e fiquei curiosa. Gostei muito, valeu a pena!
É um livro que desperta interesse pois conta várias histórias numa só. Em que cada personagem fala dos seus sentimentos e como a vida de cada uma se vai cruzar com outras no espaço de uma semana. Todas as personagens são diferentes mas com uma coisa em comum: a solidão.
Livro excepcional, de um autor excepcional! Um livro soberbo...
Adorei e admiro bastante a forma como está escrito. O âmago das personagens e construção das mesmas é extremante bem conseguido. Identificamo-nos com algumas e sentimos piedade ou desprezo por outras, dependendo das suas ações.
Adorei o conceito do livro: o facto da ação decorrer em apenas alguns dias e as personagens movimentarem-se num cenário aparentemente banal e comum (um prédio) mas a partir do qual nos revelam, de forma extraordinária, os seus sonhos, vivências, sentimentos, frustrações, alegrias e com os quais me identifiquei, em tantos momentos. Um livro emocionante e muito bem escrito. Ficcional mas que nos transporta para o real e o nosso tempo.