10% de desconto

A Villa Romana De Vilamoura eBook

Uma visita

de Miguel de Aragão Soares

Livro eBook
editor: Palimage, junho de 2017
A villa romana do Cerro da Vila, em Vilamoura, constitui um dos sítios arqueológicos melhor preservados e de maior interesse do Algarve. Contudo, a sua História não é muito conhecida e ainda hoje persistem várias interrogações sobre a sua natureza e funções.
O presente ensaio procura desvendar esses mistérios. Para o efeito, debruça­-se sobre as interligações da villa com a sua área envolvente e a zona de influência de Ossónoba (Faro), contextualizando a análise no quadro das relações entre a Lusitânia e a Bética e atribuindo uma especial atenção ao espaço do Estreito de Gibraltar, em particular aos circuitos comerciais dos produtos marinhos. Não esquece também a componente rural e as outras vertentes do sítio.  
O texto foi escrito no ano em que se comemorava o bimilenário do desaparecimento de César Augusto, o fundador do Império e o presumível fundador do Cerro da Vila. A sua biografia e as vicissitudes do mundo romano perpassam como pano de fundo ao longo da exposição.
A História da villa de Vilamoura, para além de permitir diversas ilações de ordem económica e cultural sobre o período da presença de Roma, ilustra algumas constantes geoestratégicas de Portugal, nomeadamente as decorrentes das ligações com o Atlântico Norte e a Inglaterra. É esse igualmente um dos fios condutores do estudo que agora se divulga.

A Villa Romana De Vilamoura

Uma visita

de Miguel de Aragão Soares

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897031748
Editor: Palimage
Data de Lançamento: junho de 2017
Páginas: 184
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Coleção: Raíz do Tempo
Classificação temática: eBooks em Português > História > História Antiga
EAN: 9789897031748
Miguel de Aragão Soares

Miguel de Aragão Soares é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e exerce funções na Comissão Europeia em Bruxelas. Publicou, pelo Arquivo Histórico de Loulé, em 2010, os textos Napoleão e uma Família Patrícia de Loulé e A Bélgica, Portugal e o Algarve numa Tapeçaria de Viena.

(ver mais)