Victor Torres

Victor Manuel Mendonça Torres nasceu em abril de 1958, em Moçâmedes, Angola, sendo descendente direto de luso-brasileiros da segunda migração que chegou de Pernambuco, no Brasil para viver naquela baía entre o mar e o deserto, local inóspito onde começava a despontar o projeto da cidade que hoje ali encontramos.
Em 1975, dias antes do 11 de novembro em que a desejada independência de Angola foi proclamada, aterra em Lisboa, "o sítio para onde o avião me trouxe". Sozinho, ainda menor, descobre-se num país desconhecido, sem nacionalidade nem futuro.
Estudou, trabalhou nos mais diversos empregos ("desde empregado de mesa, no Algarve, a empresário"). Nunca se adaptou completamente. No final da década de 1980, a crescente abertura de Angola ao exterior permitiu-lhe responder ao chamamento e regressou a Moçâmedes.
Desde então tem dividido a sua vida entre Angola e Portugal.
E porque, como disse o pensador irlandês Edmund Burke, "Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la", decidiu deixar escrito o seu testemunho.
partilhar

bibliografia

ordenação
  • Capa do artigo Caraculo

    Caraculo

    Alende - Edições | Perfil Criativo - Edições
    01-2021
    0,00€

Quem comprou este autor também comprou

X
recomendar
Victor Torres
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.
A sua identificação:
A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:
X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro!
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.