Wook
Natércia Albuquerque Moreira
Natércia de Carvalho Tavares Albuquerque Moreira é natural do distrito de Aveiro, concelho de Águeda. Emigrou para o Brasil com a sua família em 1947, fixando-se na cidade de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul, onde fez seus estudos secundários.
No anos 1963/64 foi convidada pelo CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para integrar a equipa brasileira com o fim de participar de um Curso de Teologia Pastoral para leigos, na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile, promovido pelo CELAM - Conferência Episcopal Latino Americana. Concluído o curso, fez estágio no Bairro Vitória, um dos bairros mais pobres de Santiago do Chile, sendo-lhe atribuída "Distinción Máxima".
De regresso ao Brasil, foi Orientadora Educacional durante dois anos na Escola Normal de Rio Grande e professora de Doutrina Social da Igreja na Faculdade de Filosofia da mesma cidade, durante três anos.
Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, voltou para Portugal e licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, em 1973.
Professora de Português e História de Portugal, em 1981/84, foi orientadora de Estágio em Português na Escola de Lourosa.
Em 1985, Ano Europeu do Ambiente, a partir de uma experiência que fez com os alunos, escreveu e publicou o seu primeiro livro «O Planeta dos Homens Nus» - um conto para adolescentes cuja acção fictícia tem como objectivo sensibilizar os jovens para os problemas ambientais e ecológicos.
bibliografia
- ordenação
- Data de Lançamento
- Ranking