José Manuel Dias

Nascido em Lisboa, em 1951, José Manuel Dias iniciou-se nas coisas da Literatura ainda no Liceu Camões, onde recebeu vários prémios literários, um dos quais atribuído e recebido das mãos de Vergílio Ferreira, de quem foi aluno.
Depois, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fez o bacharelato em Línguas e Literaturas Modernas, aprofundou os conhecimentos científicos da Literatura e adquiriu ferramentas e métodos que aperfeiçoaram o seu gosto pela escrita. Fez uma passagem pela crítica de cinema numa revista associativa, e participou em muitas tertúlias com amigos interessados na poesia e na música. Das Letras passou à Psicologia, onde completou a sua formação superior, orientando-se para a área das organizações, tendo exercido durante muitos anos funções técnicas e de direção na área da gestão das pessoas. À data da sua morte, em 4 de abril de 2014, era consultor e docente na área do comportamento organizacional, tendo vários trabalhos publicados nesta área.
A sua história de vida reparte-se pela ditadura do Estado Novo, pela resistência ao fascismo, pela Revolução de Abril, pela Liberdade e posterior fenómeno da globalização e recuperação capitalista. A única militância partidária foi, enquanto estudante, militar e trabalhador, no MES, até à sua extinção, em 1981.
O desafio para publicar Poemas e Prosas (Chiado Editora, 2014) apanhou-o de surpresa, já que o intervalo entre a sua atividade literária e a atividade profissional foi muito longo, tendo decidido que iria reunir os seus trabalhos apenas para conhecimento e "memória" de um círculo restrito de amigos e familiares. Assim não entendeu a Chiado Editora que, em boa hora, considerou que se poderia ir mais longe, trazendo a público o seu derradeiro livro: Contar Histórias.

bibliografia

Contar Histórias

Contar Histórias

Chiado Books
02-2015
0,00€
Poemas e Prosas

Poemas e Prosas

Chiado Books
01-2014
0,00€
X
recomendar
José Manuel Dias
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.