João Ferreira Dias

Para João Ferreira Dias escrever constituiu sempre a expressão mais sincera da sua essência e a poesia foi a primeira forma que abraçou, tendo publicado uma série de poemas na revista da escola onde fez toda a sua formação escolar, o Externato Marista de Lisboa. Licenciou-se em Comunicação Social e Cultural (vertente Cultural) pela Universidade Católica Portuguesa, em 2006, e em 2008 concluiu com distinção o Curso de Especialização em Inserção Internacional e Política Externa do Brasil, na Universidade Técnica de Lisboa. Neste momento encontra-se a terminar o mestrado em História e Cultura das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ingressou em 2009.

Durante o seu estágio curricular no Museu Municipal de Benavente organizou o «I Ciclo de Atividades Afro-Brasileirando», numa parceira entre o Museu, a Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (de que foi co-fundador) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em Fevereiro de 2007. Foi orador no «X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais» na Universidade do Minho em 2009, sobre as religiões afro-brasileiras em Portugal e no «Encontros e Diálogos» na Universidade Lusófona do Porto, sobre a Religião Yorùbá e o Candomblé, em Fevereiro de 2011.

A escrita compulsiva introduziu-o ao fenómeno dos blogues, onde habita desde 2005, em diferenciados projetos, entre eles as publicações eletrónicas «Vox Blogs Magazine», «Sem Correntes» e «Ìgbà Ábídí». Publicou no seu blogue mais popular, «Kontrastes», uma série de e-entrevistas chamadas "Conversas de Café", ao longo de um ano. Tem publicado alguns artigos particularmente em torno das temáticas da lusofonia e das tradições afro-descendentes.

Apesar da educação formal em instituições católicas, João Ferreira Dias, professa a fé neo-tradicional Yorùbá, sob a designação de Candomblé, de matriz Kétu. Pertence à tradição da Casa Branca do Engenho Velho, o mais tradicional templo do Candomblé no Ocidente, ocupando os postos de Ògán ti Ilù, Elémòsò e Ògòtún no Ilé Àse Ìyá Odò, templo de Portugal. É co-fundador e Àlagbà (Vice-Presidente) da Comunidade Portuguesa do Candomblé Yorùbá, pessoa coletiva religiosa e sede do Poder Religioso Yorùbá e do Candomblé em Portugal, desde Janeiro de 2010.
partilhar

bibliografia

Antagonista Editora
Edição:03-2011
0,00€
X
recomendar
João Ferreira Dias
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet MBWay, quando a morada de envio selecionada é em Portugal.
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.