newsletters


O Mundo é Plano
O Mundo é Plano
Uma história breve do século XXI (Edição Actualizada e Ampliada)
 
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 520
Editor: Actual Editora
ISBN: 9789729972010
Imprimir
 
21,00€
Disponibilidade: Normalmente segue para o correio em 24 horas

 

sobre o livro


Sinopse

Vivemos num Mundo Plano: o que isso significa para as empresas, países, comunidades, cidadãos; e como os governos e as sociedades podem e devem adaptar-se a esta nova realidade, são algumas das respostas que o autor Thomas L. Friedman avança nesta obra.

"Como é que um país se desenvolve?" é um dos tópicos abordados por Thomas Friedman, um reconhecido jornalista norte-americano, que resume esta obra como uma breve história do século XXI. "Como o mundo tornou-se plano";

"A América e o Mundo Plano"; "Os países em vias de desenvolvimento e o Mundo Plano"; "Empresas e o Mundo Plano"; "Geopolítica e o Mundo Plano" e "Conclusão: imaginação" são as seis secções principais deste livro, dividido em 13 capítulos.

A edição portuguesa tem o prefácio de João César das Neves.

Excerto

Prefácio de João César das Neves para a edição portuguesa de "O Mundo é Plano"

O livro que tem nas mãos pertence a um género raro.

Trata-se de uma obra que se ocupa da globalização... mas que não diz mal dela! Isso é mesmo muito raro!

Hoje, a globalização é geralmente tomada como destruidora dos povos, arrasadora de empresas, supercalamidade mundial, que pode transformar a nossa vida cómoda num inferno, que fica sempre mal definido.

O habitual é ver a palavra «globalização» junta a expressões como «desastre», «miséria», «exploração». Assim é surpreendente, e até um pouco refrescante, ver um livro que considera esse processo como inevitável, natural e, até, saudável.

Thomas L. Friedman é um famoso colunista do New York Times, várias vezes premiado, e que gosta de misturar nas suas obras a anedota pessoal com a entrevista, a curiosidade histórica com a estatística económica e o documento oficial.

Com brilhantismo e oportunidade, ele conduz-nos por uma viagem estonteante pelos quatro cantos do mundo e por várias eras, para demonstrar, com material muito variado, que vivemos numa época extraordinária de oportunidades, sobretudo para os mais pobres.

A tese básica do autor é a oposta à corrente. A globalização não gera mais pobreza e injustiça. Pelo contrário, ela facilita a vida aos pobres que queiram concorrer no mercado aberto. O que o livro pretende demonstrar é que o mundo está a ficar mais igualitário e nivelado, concedendo aos países atrasados mais oportunidades para entrar em áreas onde antes lhes era impossível participar.

Nos negócios, mas também na investigação, no desporto, na cultura, a globalização está a tornar o mundo mais justo (o tal «mundo plano» do título, brincando com a tese de Colombo de que o mundo é redondo).

Não há muitas dúvidas de que o autor tem toda a razão na sua posição de fundo. O que se está a verificar é que a Índia, a China (principais protagonistas deste enredo), mas também outras zonas, estão a ter grande sucesso na produção de produtos de baixa tecnologia. Isso obriga os ricos a subirem na escala produtiva, entrando em bens e serviços mais sofisticados.

Este processo acabará por beneficiar a todos, criando mais riqueza e alargando imenso os mercados mundiais. Aquilo que se deu há 200 anos, quando a América do Norte entrou no desenvolvimento, ou há 50, quando a Europa do Sul começou a industrializar-se, vai repetir-se agora com as vastas zonas do Oriente. Hoje, como então, o processo faz medo. Mas, bem conduzido, no fim todos ganham.

Com exemplos muito variados e coloridos, o autor consegue ilustrar sucessivamente este tema. O mercado aberto é um jogo limpo em que todos em igualdade de circunstâncias beneficiam. Isso põe a nu a contradição do argumento antiglobalização, que teme as falências nos países ricos, e depois diz que isso é prejudicial aos povos subdesenvolvidos. As duas coisas não podem ser verdade ao mesmo tempo.

Pode dizer-se que o problema é mais complexo e exigente do que este breve retrato faz crer. Largas zonas do mundo, sobretudo em África, ainda não entraram sequer no jogo, não podendo, portanto, ganhar. Mas isso não é um defeito da globalização, mas um seu limite, que o futuro ultrapassará.

Por outro lado, o jogo não é limpo: os países ricos estão a criar barreiras proteccionistas, que falseiam a suposta liberdade de mercado. Mas tal é justificado precisamente pelo medo da globalização, que o livro pretende eliminar.

Deve dizer-se que seria bom que este volume pertencesse a um género ainda raro, o dos livros que apoiam a globalização sem entrarem em euforia. Há custos importantes no processo de ajustamento, quer para as zonas abastadas quer para as emergentes, que devem ser acautelados. Um pouco mais de prudência seria, pois, conveniente.

De qualquer modo, esta obra é muito melhor do que a dieta habitual de livros antiglobalização... e também muito mais divertida.

João César das Neves
Lisboa, 7 de Setembro de 2005



Críticas de imprensa


"Este ensaio sobre a lucidez do pensamento contemporâneo é um documento que aborda questões sociais e políticas relacionadas com a 'legalidade' da transferência de informação, os seus custos e as suas vantagens e desvantagens. Se um americano pode estar sentado no seu automóvel em Chicago e pedir um hambúrguer a um operador sentado a uma secretária na China, isso representa, de facto, a economia no seu estado mais 'puro'."
Ruben P. Ferreira, Janeiro de 2006


O Mundo é Plano de Thomas L. Friedman

comentários dos leitores


Recomendação
Um excelente começo para quem pretende obter uma noção dos eventos que conduziram ao actual estado de "globalização". Muitos casos retratados e bem documentados. Não decepcionará.
Ricardo Miguel Andrade Moura | 03-08-2010
 
 
Coloque aqui o seu comentário - O Mundo é Plano
Título do comentário:
Comentário:
A sua avaliação:
 
 
 
 
 
Assinatura:
 




recomendar este título


O Mundo é Plano de Thomas L. Friedman


Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação

Nome:
Email:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este título

Nome:
Email:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

Comentário:
 

detalhes do produto


O Mundo é Plano de Thomas L. Friedman

Ano de edição ou reimpressão: 2006

Editor: Actual Editora



Dimensões: 155 x 239 x 33 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 520




Tipo de Produto: Livro


Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política em Geral

Livros Universitários
Economia, Gestão e Contabilidade > Economia


 

Para garantir a entrega em 24 horas, a sua encomenda, terá que reunir as seguintes condições:

1. Ter como destino Portugal continental (morada para envio)

2. Ser composta apenas por produtos "24 horas" identificados com o respetivo símbolo.

3. Selecionar o tipo de envio CTT Expresso Dia ou CTT Expresso Premium.

4. Ser paga através de Multibanco ou Cartão de Crédito até às 16 horas de um dia útil. Depois desta hora passarão para o atendimento do dia útil seguinte

Encomenda paga
Entrega
Dias úteis até às 16 horas
Dia útil seguinte
Sábado, Domingo e feriados
2º dia útil seguinte


Notas importantes:
A disponibilidade de 24h e 48h apenas é garantida para uma unidade de cada produto. A entrega da encomenda é feita por estafeta, pelo que, na morada indicada para entrega, o cliente terá de garantir que haja alguém para a receber. Caso contrário, receberá um e-mail de notificação e o estafeta deixará um postal na caixa do correio para agendar uma nova entrega (CTT Expresso Premium) ou levantar a encomenda na Estação de Correios (CTT Expresso Dia).
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela WOOK e pode ser lido em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) - sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura. Após a compra, o eBook ficará disponível na biblioteca WOOK. Entre na sua biblioteca e faça login (registo WOOK). No 1.º acesso ao eBook necessita de ter ligação à internet, mas posteriormente, o eBook ficará disponível em modo offline, sem ligação à internet. Antes de comprar só precisa verificar se o seu dispositivo tem um browser compatível.

Browsers compatíveis:

Clique aqui
para atualizar
o Google Chrome

Clique aqui
para atualizar
o Firefox

Clique aqui
para atualizar o Internet Explorer

Clique aqui
para atualizar
o Safari

Para saber mais sobre o eWOOK Reader clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela Adobe e pode ser lido no Adobe Digital Editions (ADE) ou noutras aplicações compatíveis. Antes de comprar, por favor, instale no seu dispositivo uma aplicação de leitura compatível com o DRM da Adobe. Após a compra, irá receber um email a informar que o seu eBook está disponível na área de cliente WOOK; efetue login na sua área de cliente e consulte a opção "eBooks" para fazer o download (necessita de acesso à internet). Para saber mais, consulte a nossa ajuda.

No computador instale a aplicação ADOBE DIGITAL EDITIONS:

Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda.

Clique aqui para instalar
a versão para PC
Clique aqui para instalar
a versão para MAC

No smartphone/tablet iOS ou Android instale a aplicação Bluefirereader:

Antes de instalar o Bluefirereader, veja o vídeo de ajuda para a versão iOS ou Android.

Clique aqui para instalar
a versão para iPad e iPhone
Clique aqui para instalar
a versão para Android

Adobe Digital Editions, o logotipo da Adobe Digital Editions é uma marca comercial da Adobe systems Incorporated registada nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as marcas comerciais pertencem aos seus proprietários.
Disponibilidade imediata:

Significa que os produtos ou serviços
associados a esta disponibilidade
ficam disponíveis de imediato após a receção do pagamento da encomenda.

Atenção, apenas o Cartão de Crédito online assegura o processamento imediato da encomenda, os restantes meios de pagamento podem demorar até 48h a serem comunicados aos nossos serviços.

Esta disponibilidade encontra-se associada a produtos virtuais como eBooks
e software para download, ou seja,
produtos que não necessitam de expedição – os produtos são descarregados por download.


 
 
  PPL - Plano Poupança Leitura   |   Programa de Afiliados   |   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda   

©1999/2014 Grupo Porto Editora. Todos os direitos reservados, Porto, Portugal | Este site está conforme o novo Acordo Ortográfico.

Salvo indicação em contrário, os descontos apresentados referem-se a promoções válidas para o dia 20-08-2014