newsletters



O `Caso Calabote`
O "Caso Calabote"
 
Edição/reimpressão:2010
Páginas: 128
Editor: Quidnovi
ISBN: 9789896281472
Imprimir
 
2,00€
 
Disponibilidade: Esgotado ou não disponível.
ALERTA - notifiquem-me por e-mail quando novamente disponível.

 

sobre o livro


Sinopse
Gravado na memória de toda a nação portista e frequentemente evocado sempre que a arbitragem é tema de discussão, ignorado - e "desmistificado" - pelo povo benfiquista, Inocêncio João Teixeira Calabote, o primeiro árbitro irradiado em Portugal, é, definitivamente, uma figura incontornável da história do futebol português. Os que se revêem no episódio, porque o presenciaram ou porque tiveram a oportunidade de o conhecer pelos registos históricos, chamam-lhe o "caso", o caso em que Calabote terá tentado ajudar o Benfica a tirar o título que acabou por ser do FC Porto, por apenas um golo na longínqua temporada de 1958/59. Os que contestam a veracidade da estória - porque, dizem, trata-se de um caso que até acabou por dar um título ao clube das Antas - dão-lhe contornos de um filme de ficção e fantasia. É uma lenda, insistem. Uma mentira que de tantas vezes repetida acaba por se tornar verdade… Mas não é, de facto. Calabote é mesmo uma realidade e os factos falam por si, não deixam mentir. Não é um mito como muitos tentam, a todo o custo, fazer crer. É um caso que se segue na linha de outros escândalos da arbitragem que se sucederam na década de oitenta e noventa, como o caso de Inácio de Almeida, que acabaria irradiado por não ter validado um golo legal ao Sporting num dérbi com o Benfica (que não podia perder, sob pena de ser apanhado na classificação pelo FC Porto); o do envelope de Francisco Silva, acusado de ter sido subornado num jogo entre o Penafiel e o Belenenses; os "quinhentinhos" de José Guímaro, o único árbitro português condenado em tribunal por actos de corrupção; ou o de Carlos Calheiros e da sua suspeita viagem em família para o Brasil. E no ano em que se comemoram as bodas de ouro desta história, que curiosamente coincide com uma altura em que a corrupção no futebol português se tornou tema preferido dos arautos da verdade desportiva, proponho que façam uma viagem na história, recuem 50 anos e recordem um dos mais célebres casos da história do nosso futebol.
O "Caso Calabote" de João Queiroz

comentários dos leitores


A mentira escrita não a torna real...
Este é mais um marco, na pouco recomendável, História de um pseudo-caso Calabote, senão vejamos: - Quem ganhou o campeonato nesse ano? R: O FC Porto. - Dos quatro jogos realizados pelo Benfica com o Sporting e o FC Porto arbitrados por este Sr., o Benfica ganhou-os a todos! Não apenas ganhou um, contra o FC Porto. Em 9 anos que o Inocêncio Calabote foi árbitro, o Benfica ganhou a maior parte, não foi? R: Não, o Sporting ganhou 5, o Benfica 2 e o FC Porto 2. - Em 1958/59 os o Benfica é obrigado a repetir o jogo com o Belenenses, por a barreira num livre não estar aos 9.15, após ter que jogado com o Sporting e antes de jogar o famoso jogo com a CUF, tudo em 7 dias, para o fecho do campeonato! - Era difíl ganhar ao Belenenses, nessa época e o FC Porto, admiravelmente ganha por 7-0, numa altura que os golos contavam em caso de empate. - Os 14 minutos, são hilariantes, no entanto, todos os jornais da época escrevem que o jogo teve de atraso entre 9 a 10 minutos! É por demais conhecida a tentativa de deturpação da História por parte, muitos deles com voz activa no jornalismo em Portugal, de muitos adeptos e simpatizantes do clube que deveria estar preocupado em correr da direcção, alguém que consporca o futebol e nação portugueses.
Rogério Silva | 26-02-2010
Continuação do anterior .....
Peço desculpa se o autor não é portista, mas a forma como apresentou o livro fez-me crer tal coisa. Mas isso não invalida as críticas caso não se incluam aqueles "pequenos"detalhes que já falei, para além de outros desconhecidos. É que a memória e o nome de um homem têm sido arrastados pela lama sem que tenha tido direito a um julgamento sério, pois foi irradiado num proceso sumário, sem direito a defesa, e após o presidente da federação na altura, há um ano atrás ter prometido "fazer-lhe a folha" pois sentiu-se prejudicado num jogo de juniores do seu clube, Os Belenenses. Será que isto foi retratado no livro?
Vasco Amador | 13-08-2009
Mais uma contra o pobre do Calabote ....
Vou ler este livro a ver o que diz. Mas escrito por um portista, já consigo adivinhar. Será que o autor investigou que no dia do jogo o árbitro teve que quase empurrar os fotógrafos que não saiam do campo? Será que irá referir que o Calabote APENAS deu 4 minutos de desconto, o jogo é que começou 8 minutos depois da hora? Será que irá referir que o FCP marcou o 2-0 contra dez e o 3-0 (o golo do título) contra nove? É que eu também sei pesquisar e ler algumas coisas e a ESTORIA contada de geração em geração é completamente falsa. E se o Calabote estivesse comprado, será que permitia que por um golo o FCP fosse campeão? E das três penalidades marcadas, só uma oferece dúvidas (ler o Norte Desportivo)? E as expulsões no jogo do FCP terão sido justas? Verei se tudo isto está no livro, embora tenha as minhas dúvidas ..... Se eu fosse familiar do Calabote .......
Vasco Amador | 13-08-2009
 
 
Coloque aqui o seu comentário - O "Caso Calabote"
Título do comentário:
Comentário:
A sua avaliação:
 
 
 
 
 
Assinatura:
 




recomendar este título


O "Caso Calabote" de João Queiroz


Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação

Nome:
Email:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este título

Nome:
Email:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

Comentário:
 

detalhes do produto


O "Caso Calabote" de João Queiroz

Ano de edição ou reimpressão: 2010

Editor: Quidnovi



Dimensões: 131 x 196 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 128




Tipo de Produto: Livro


Classificação Temática:

Livros em Português
Desporto e Lazer > Futebol


 

Para garantir a entrega em 24 horas, a sua encomenda, terá que reunir as seguintes condições:

1. Ter como destino Portugal continental (morada para envio)

2. Ser composta apenas por produtos "24 horas" identificados com o respetivo símbolo.

3. Selecionar o tipo de envio CTT Expresso Dia, CTT Expresso Premium ou Rede Pick Me!.

4. Ser paga de imediato (até 15 minutos após o registo da encomenda) e até às 16 horas de um dia útil, através de Multibanco ou Cartão de Crédito. As encomendas registadas após as 16 horas passarão para o atendimento do dia útil seguinte.

Encomenda paga de imediato
Entrega
Dias úteis até às 16 horas
Dia útil seguinte
Sábado, Domingo e feriados
2º dia útil seguinte


Notas importantes:
A disponibilidade de 24h e 48h apenas é garantida para uma unidade de cada produto e o stock só é garantido por 15 minutos. As entregas por CTT Expresso são feitas por estafeta, pelo que, na morada indicada para entrega, o cliente terá de garantir que haja alguém para receber a encomenda. Caso contrário, receberá um e-mail de notificação e o estafeta deixará um postal na caixa do correio para agendar uma nova entrega (CTT Expresso Premium) ou levantar a encomenda na Estação de Correios (CTT Expresso Dia). Os envios para a Rede Pick Me! propõem o levantamento pelo cliente no ponto de entrega selecionado.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela WOOK e pode ser lido em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) - sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura. Após a compra, o eBook ficará disponível na biblioteca WOOK. Entre na sua biblioteca e faça login (registo WOOK). No 1.º acesso ao eBook necessita de ter ligação à internet, mas posteriormente, o eBook ficará disponível em modo offline, sem ligação à internet. Antes de comprar só precisa verificar se o seu dispositivo tem um browser compatível.

Browsers compatíveis:

Clique aqui
para atualizar
o Google Chrome

Clique aqui
para atualizar
o Firefox

Clique aqui
para atualizar o Internet Explorer

Clique aqui
para atualizar
o Safari

Para saber mais sobre o eWOOK Reader clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela Adobe e pode ser lido no Adobe Digital Editions (ADE) ou noutras aplicações compatíveis. Antes de comprar, por favor, instale no seu dispositivo uma aplicação de leitura compatível com o DRM da Adobe. Após a compra, irá receber um email a informar que o seu eBook está disponível na área de cliente WOOK; efetue login na sua área de cliente e consulte a opção "eBooks" para fazer o download (necessita de acesso à internet). Para saber mais, consulte a nossa ajuda.

No computador instale a aplicação ADOBE DIGITAL EDITIONS:

Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda.

Clique aqui para instalar
a versão para PC
Clique aqui para instalar
a versão para MAC

No smartphone/tablet iOS ou Android instale a aplicação Bluefirereader:

Antes de instalar o Bluefirereader, veja o vídeo de ajuda para a versão iOS ou Android.

Clique aqui para instalar
a versão para iPad e iPhone
Clique aqui para instalar
a versão para Android

Adobe Digital Editions, o logotipo da Adobe Digital Editions é uma marca comercial da Adobe systems Incorporated registada nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as marcas comerciais pertencem aos seus proprietários.
Disponibilidade imediata:

Significa que os produtos ou serviços
associados a esta disponibilidade
ficam disponíveis de imediato após a receção do pagamento da encomenda.

Atenção, apenas o Cartão de Crédito online assegura o processamento imediato da encomenda, os restantes meios de pagamento podem demorar até 48h a serem comunicados aos nossos serviços.

Esta disponibilidade encontra-se associada a produtos virtuais como eBooks
e software para download, ou seja,
produtos que não necessitam de expedição – os produtos são descarregados por download.


 
 
  Cartão Wookmais   |   Programa de Afiliados   |   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda   

©1999/2015 Grupo Porto Editora. Todos os direitos reservados, Porto, Portugal | Este site está conforme o novo Acordo Ortográfico.

Salvo indicação em contrário, os descontos apresentados referem-se a promoções válidas para o dia 04-09-2015