newsletters


Ética e Serviço Social
 20%
Ética e Serviço Social
Fundamentos Ontológicos
 
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 222
Editor: Cortez
ISBN: 9788524908132
Idioma: Português do Brasil
Imprimir
12,19€
9,75€
 
Disponibilidade: Esgotado ou não disponível.
ALERTA - notifiquem-me por e-mail quando novamente disponível.

 

sobre o livro


Sinopse
Na atual quadra histórica, onde imperam um marcante individualismo, uma brutal desigualdade social, as mais diversas formas de corrupação e até o crescimento de uma belicosa intolerância, o debate sobre como salvaguardar os valores de liberdade, eqüidade, pluralismo, democratização das relações de poder e defesa dos direitos humanos ganha importância capital.
Baseando seus argumentos no aporte teórico de Marx (do qual sobressaem aqui categorias seminais como trabalho e alienação) e na reflexão imprescindível de Georg Lukács e alguns de seus discípulos, a autora explicita as bases ontológico-sociais da Ética e analisa a trajetória do Serviço Social nesta esfera, evidenciando as diferenças significativas entre o ethos tradicional e o ethos de ruptura presentes em seu evolver histórico. As reflexões e ensinamentos contidos neste livro da Prof. Maria Lucia Barroco - comperente e incansável pesquisandora dos fundamentos filosóficos, teóricos, políticos e culturais que estão na base dos posicionamentos morais dos assistentes socias - contribuem de maneira ímpar para a compreensão e a consolidação daquele projeto ético e político que tem como objetivo central e inadiável a construção de uma sociedade radicalmente nova."

Sumário>

Prefácio

Apresentação

Parte I - Ética e Vida Social; Considerações Teórico-Metodológicas

Capítulo 1 - trabalho, sr social e ética
1.1. O significado ontológico do trabalho
1.2. trabalho e alienação
1.3. As atividades emancipadores
1.4. A capacidade ética do ser social
1.4.1. A natureza das objetivações morais
1.4.2. Vida cotidiana e alienação moral
1.4.3. A reflexão ética
1.4.4. A ética como capacidade livre
1.5. Dimensão ético-política dos projetos sócio-históricos
1.6. A natureza da ética profissional
Parte II - A Trejetória Ético-Política do Serviço Social Brasileiro
Capítulo 1 - As configuraçòes da ética tradicional
1.1. Moral, ethos e ideologia na origem da profissão
1.2. O significado da moralização da "questão social"
1.3. Os fundamentos filosóficos da ética profissional tradicional
Capítulo 2 - Rumo à construção de uma nova moralidade
2.1. Afirmação e negação da liberdade nos anos 60/70
2.2. A presença do conservadorismo
2.2.1. Os Códigos de Ética internacionais
2.2.2. Os Códigos brasileiros (1965-1975)
2.2.3. A face ética do novo conservadorismo
Capítulo 3 - O processo de ruptura com a ética tradicional
3.1. Do agente de mudanças ao compromisso com as classes trabalhadores (60/70)
3.1.1. As origens do utilitarismo ético marxista
3.2. Do compromisso político com as classes trabalhadoras ao compromisso com valores ético-político emancipatório
3.2.1. O amadurecimento teórico-político nos anos 80
3.2.2. (1986) o compromisso ético-político com as classes trabalhadoras
3.2.3. Os anos 90: bases históricas do compromisso ético-político com valores emancipatórios
3.2.4. Lukács e o processo de renovação de ética marxista
3.2.5. A ontologia social de Marx e a questão ética
3.2.6. Os fundamentos ontológicos do Código de 1993
Bibliografia
Ética e Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco

comentários dos leitores


 
 
Coloque aqui o seu comentário - Ética e Serviço Social
Título do comentário:
Comentário:
A sua avaliação:
 
 
 
 
 
Assinatura:
 




recomendar este título


Ética e Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco


Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação

Nome:
Email:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este título

Nome:
Email:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

Comentário:
 

detalhes do produto


Ética e Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Cortez

Idioma: Português do Brasil



Dimensões: 140 x 210 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 222




Tipo de Produto: Livro


Classificação Temática:

Livros em Português
Religião e Moral > Moral e Ética
Ciências Soc. e Humanas > Sociologia


 

Para garantir a entrega em 24 horas, a sua encomenda, terá que reunir as seguintes condições:

1. Ter como destino Portugal continental (morada para envio)

2. Ser composta apenas por produtos "24 horas" identificados com o respetivo símbolo.

3. Selecionar o tipo de envio CTT Expresso Dia ou CTT Expresso Premium.

4. Ser paga através de Multibanco ou Cartão de Crédito até às 16 horas de um dia útil. Depois desta hora passarão para o atendimento do dia útil seguinte

Encomenda paga
Entrega
Dias úteis até às 16 horas
Dia útil seguinte
Sábado, Domingo e feriados
2º dia útil seguinte


Notas importantes:
A disponibilidade de 24h e 48h apenas é garantida para uma unidade de cada produto. A entrega da encomenda é feita por estafeta, pelo que, na morada indicada para entrega, o cliente terá de garantir que haja alguém para a receber. Caso contrário, receberá um e-mail de notificação e o estafeta deixará um postal na caixa do correio para agendar uma nova entrega (CTT Expresso Premium) ou levantar a encomenda na Estação de Correios (CTT Expresso Dia).
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela WOOK e pode ser lido em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) - sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura. Após a compra, o eBook ficará disponível na biblioteca WOOK. Entre na sua biblioteca e faça login (registo WOOK). No 1.º acesso ao eBook necessita de ter ligação à internet, mas posteriormente, o eBook ficará disponível em modo offline, sem ligação à internet. Antes de comprar só precisa verificar se o seu dispositivo tem um browser compatível.

Browsers compatíveis:

Clique aqui
para atualizar
o Google Chrome

Clique aqui
para atualizar
o Firefox

Clique aqui
para atualizar o Internet Explorer

Clique aqui
para atualizar
o Safari

Para saber mais sobre o eWOOK Reader clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela Adobe e pode ser lido no Adobe Digital Editions (ADE) ou noutras aplicações compatíveis. Antes de comprar, por favor, instale no seu dispositivo uma aplicação de leitura compatível com o DRM da Adobe. Após a compra, irá receber um email a informar que o seu eBook está disponível na área de cliente WOOK; efetue login na sua área de cliente e consulte a opção "eBooks" para fazer o download (necessita de acesso à internet). Para saber mais, consulte a nossa ajuda.

No computador instale a aplicação ADOBE DIGITAL EDITIONS:

Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda.

Clique aqui para instalar
a versão para PC
Clique aqui para instalar
a versão para MAC

No smartphone/tablet iOS ou Android instale a aplicação Bluefirereader:

Antes de instalar o Bluefirereader, veja o vídeo de ajuda para a versão iOS ou Android.

Clique aqui para instalar
a versão para iPad e iPhone
Clique aqui para instalar
a versão para Android

Adobe Digital Editions, o logotipo da Adobe Digital Editions é uma marca comercial da Adobe systems Incorporated registada nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as marcas comerciais pertencem aos seus proprietários.
Disponibilidade imediata:

Significa que os produtos ou serviços
associados a esta disponibilidade
ficam disponíveis de imediato após a receção do pagamento da encomenda.

Atenção, apenas o Cartão de Crédito online assegura o processamento imediato da encomenda, os restantes meios de pagamento podem demorar até 48h a serem comunicados aos nossos serviços.

Esta disponibilidade encontra-se associada a produtos virtuais como eBooks
e software para download, ou seja,
produtos que não necessitam de expedição – os produtos são descarregados por download.


 
 
  PPL - Plano Poupança Leitura   |   Programa de Afiliados   |   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda   

©1999/2014 Grupo Porto Editora. Todos os direitos reservados, Porto, Portugal | Este site está conforme o novo Acordo Ortográfico.

Salvo indicação em contrário, os descontos apresentados referem-se a promoções válidas para o dia 29-07-2014