newsletters



Ética e Serviço Social
Ética e Serviço Social
Fundamentos Ontológicos
 
Edição/reimpressão:2006
Páginas: 222
Editor: Cortez
ISBN: 9788524908132
Idioma: Português do Brasil
Imprimir
 
12,19€
 
Disponibilidade: Esgotado ou não disponível.
ALERTA - notifiquem-me por e-mail quando novamente disponível.

 

sobre o livro


Sinopse
Na atual quadra histórica, onde imperam um marcante individualismo, uma brutal desigualdade social, as mais diversas formas de corrupação e até o crescimento de uma belicosa intolerância, o debate sobre como salvaguardar os valores de liberdade, eqüidade, pluralismo, democratização das relações de poder e defesa dos direitos humanos ganha importância capital.
Baseando seus argumentos no aporte teórico de Marx (do qual sobressaem aqui categorias seminais como trabalho e alienação) e na reflexão imprescindível de Georg Lukács e alguns de seus discípulos, a autora explicita as bases ontológico-sociais da Ética e analisa a trajetória do Serviço Social nesta esfera, evidenciando as diferenças significativas entre o ethos tradicional e o ethos de ruptura presentes em seu evolver histórico. As reflexões e ensinamentos contidos neste livro da Prof. Maria Lucia Barroco - comperente e incansável pesquisandora dos fundamentos filosóficos, teóricos, políticos e culturais que estão na base dos posicionamentos morais dos assistentes socias - contribuem de maneira ímpar para a compreensão e a consolidação daquele projeto ético e político que tem como objetivo central e inadiável a construção de uma sociedade radicalmente nova."

Sumário>

Prefácio

Apresentação

Parte I - Ética e Vida Social; Considerações Teórico-Metodológicas

Capítulo 1 - trabalho, sr social e ética
1.1. O significado ontológico do trabalho
1.2. trabalho e alienação
1.3. As atividades emancipadores
1.4. A capacidade ética do ser social
1.4.1. A natureza das objetivações morais
1.4.2. Vida cotidiana e alienação moral
1.4.3. A reflexão ética
1.4.4. A ética como capacidade livre
1.5. Dimensão ético-política dos projetos sócio-históricos
1.6. A natureza da ética profissional
Parte II - A Trejetória Ético-Política do Serviço Social Brasileiro
Capítulo 1 - As configuraçòes da ética tradicional
1.1. Moral, ethos e ideologia na origem da profissão
1.2. O significado da moralização da "questão social"
1.3. Os fundamentos filosóficos da ética profissional tradicional
Capítulo 2 - Rumo à construção de uma nova moralidade
2.1. Afirmação e negação da liberdade nos anos 60/70
2.2. A presença do conservadorismo
2.2.1. Os Códigos de Ética internacionais
2.2.2. Os Códigos brasileiros (1965-1975)
2.2.3. A face ética do novo conservadorismo
Capítulo 3 - O processo de ruptura com a ética tradicional
3.1. Do agente de mudanças ao compromisso com as classes trabalhadores (60/70)
3.1.1. As origens do utilitarismo ético marxista
3.2. Do compromisso político com as classes trabalhadoras ao compromisso com valores ético-político emancipatório
3.2.1. O amadurecimento teórico-político nos anos 80
3.2.2. (1986) o compromisso ético-político com as classes trabalhadoras
3.2.3. Os anos 90: bases históricas do compromisso ético-político com valores emancipatórios
3.2.4. Lukács e o processo de renovação de ética marxista
3.2.5. A ontologia social de Marx e a questão ética
3.2.6. Os fundamentos ontológicos do Código de 1993
Bibliografia
Ética e Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco

comentários dos leitores


 
 
Coloque aqui o seu comentário - Ética e Serviço Social
Título do comentário:
Comentário:
A sua avaliação:
 
 
 
 
 
Assinatura:
 




recomendar este título


Ética e Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco


Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação

Nome:
Email:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este título

Nome:
Email:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

Comentário:
 

detalhes do produto


Ética e Serviço Social de Maria Lúcia Silva Barroco

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Cortez

Idioma: Português do Brasil



Dimensões: 140 x 210 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 222




Tipo de Produto: Livro


Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
Religião e Moral > Moral e Ética


 

Para garantir a entrega em 24 horas, a sua encomenda, terá que reunir as seguintes condições:

1. Ter como destino Portugal continental (morada para envio)

2. Ser composta apenas por produtos "24 horas" identificados com o respetivo símbolo.

3. Selecionar o tipo de envio CTT Expresso Dia, CTT Expresso Premium ou Rede Pick Me!.

4. Ser paga de imediato (até 15 minutos após o registo da encomenda) e até às 16 horas de um dia útil, através de Multibanco ou Cartão de Crédito. As encomendas registadas após as 16 horas passarão para o atendimento do dia útil seguinte.

Encomenda paga de imediato
Entrega
Dias úteis até às 16 horas
Dia útil seguinte
Sábado, Domingo e feriados
2º dia útil seguinte


Notas importantes:
A disponibilidade de 24h e 48h apenas é garantida para uma unidade de cada produto e o stock só é garantido por 15 minutos. As entregas por CTT Expresso são feitas por estafeta, pelo que, na morada indicada para entrega, o cliente terá de garantir que haja alguém para receber a encomenda. Caso contrário, receberá um e-mail de notificação e o estafeta deixará um postal na caixa do correio para agendar uma nova entrega (CTT Expresso Premium) ou levantar a encomenda na Estação de Correios (CTT Expresso Dia). Os envios para a Rede Pick Me! propõem o levantamento pelo cliente no ponto de entrega selecionado.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela WOOK e pode ser lido em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) - sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura. Após a compra, o eBook ficará disponível na biblioteca WOOK. Entre na sua biblioteca e faça login (registo WOOK). No 1.º acesso ao eBook necessita de ter ligação à internet, mas posteriormente, o eBook ficará disponível em modo offline, sem ligação à internet. Antes de comprar só precisa verificar se o seu dispositivo tem um browser compatível.

Browsers compatíveis:

Clique aqui
para atualizar
o Google Chrome

Clique aqui
para atualizar
o Firefox

Clique aqui
para atualizar o Internet Explorer

Clique aqui
para atualizar
o Safari

Para saber mais sobre o eWOOK Reader clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela Adobe e pode ser lido no Adobe Digital Editions (ADE) ou noutras aplicações compatíveis. Antes de comprar, por favor, instale no seu dispositivo uma aplicação de leitura compatível com o DRM da Adobe. Após a compra, irá receber um email a informar que o seu eBook está disponível na área de cliente WOOK; efetue login na sua área de cliente e consulte a opção "eBooks" para fazer o download (necessita de acesso à internet). Para saber mais, consulte a nossa ajuda.

No computador instale a aplicação ADOBE DIGITAL EDITIONS:

Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda.

Clique aqui para instalar
a versão para PC
Clique aqui para instalar
a versão para MAC

No smartphone/tablet iOS ou Android instale a aplicação Bluefirereader:

Antes de instalar o Bluefirereader, veja o vídeo de ajuda para a versão iOS ou Android.

Clique aqui para instalar
a versão para iPad e iPhone
Clique aqui para instalar
a versão para Android

Adobe Digital Editions, o logotipo da Adobe Digital Editions é uma marca comercial da Adobe systems Incorporated registada nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as marcas comerciais pertencem aos seus proprietários.
Disponibilidade imediata:

Significa que os produtos ou serviços
associados a esta disponibilidade
ficam disponíveis de imediato após a receção do pagamento da encomenda.

Atenção, apenas o Cartão de Crédito online assegura o processamento imediato da encomenda, os restantes meios de pagamento podem demorar até 48h a serem comunicados aos nossos serviços.

Esta disponibilidade encontra-se associada a produtos virtuais como eBooks
e software para download, ou seja,
produtos que não necessitam de expedição – os produtos são descarregados por download.


 
 
  Cartão   |   Programa de Afiliados   |   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda   

©1999/2015 Grupo Porto Editora. Todos os direitos reservados, Porto, Portugal | Este site está conforme o novo Acordo Ortográfico.

Salvo indicação em contrário, os descontos apresentados referem-se a promoções válidas para o dia 06-07-2015