newsletters


Escravos e Libertos no Brasil Colonial
Escravos e Libertos no Brasil Colonial
 
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 472
Editor: Civilização Brasileira
ISBN: 9788520006269
Idioma: Português do Brasil
Imprimir
 
25,44€
Disponibilidade: Normalmente segue para o correio em 10 dias

 

sobre o livro


Sinopse
O trabalho do professor A. J. R. Russell-Wood é o resultado de uma vida dedicada aos estudos sobre o Brasil, que fizeram com que ele se tornasse o que os americanos chamam de "brasilianista". Ser brasilianista é pesquisar e publicar sobre o Brasil, mas também conhecer o país e sua história a fundo. É falar português, conviver com o mundo universitário, passar meses sendo visto trabalhando em silêncio nos arquivos. É colaborar na formação de novos pesquisadores, fazer amigos e trocar idéias. Mais que tudo, é escrever sobre temas que mesmo concebidos distante de nossa realidade trazem à tona questões que são importantes para nós aqui. Ser brasilianista é escrever sobre o Brasil e também ser lido pelos brasileiros.
Com Escravos e Libertos no Brasil Colonial, o professor oferece ao leitor brasileiro a preciosa oportunidade de conhecer uma obra que já é um marco na historiografia da escravidão no Brasil. Publicado originalmente em 1967, o objetivo inicial de Russel-Wood era oferecer com o livro uma nova abordagem da escravidão no país, analisando a condição dos negros escravos de forma clara e sincera. Em 1714, a capital do Brasil, na época o Rio de Janeiro, foi descrita pelo engenheiro francês François Froger como uma "Nova Guiné", com 95% de indivíduos de ascendência africana. Os europeus não eram estranhos à instituição da escravatura, mas a situação dos escravos negros no Brasil causava-lhes muitas vezes perplexidade, nojo e compaixão. Condenavam as lojas cheias de escravos nus de ambos os sexos, expostos à venda como animais e se perguntavam como os portugueses conseguiam conciliar tamanha barbaridade com o catolicismo, que professavam com tanta ostentação. Assim como o estilo de vida permissivo e luxuoso da aristocracia dos fazendeiros, a dura realidade dos escravos no país foi vista e retratada por inúmeros estrangeiros - além de François Froger, o mineralogista inglês John Mawe, o engenheiro de Luís XIV, Amédée François, e o geólogo alemão W. L. von Eschwege, apresentaram suas opiniões sobre o assunto. A disparidade entre a situação dos ricos e as condições de vida do escravo foi inclusive resumida por Frézier num único objeto: o palanquim. Ou seja, a cadeirinha na qual os cidadãos mais importantes eram transportados por escravos pelas ruas do Brasil colonial. Um símbolo da distância entre escravos e libertos, negros e brancos.
Escravos e Libertos no Brasil Colonial de A. J. R. Russell-Wood

comentários dos leitores


 
 
Coloque aqui o seu comentário - Escravos e Libertos no Brasil Colonial
Título do comentário:
Comentário:
A sua avaliação:
 
 
 
 
 
Assinatura:
 




recomendar este título


Escravos e Libertos no Brasil Colonial de A. J. R. Russell-Wood


Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação

Nome:
Email:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este título

Nome:
Email:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

Comentário:
 

detalhes do produto


Escravos e Libertos no Brasil Colonial de A. J. R. Russell-Wood

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Civilização Brasileira

Idioma: Português do Brasil



Dimensões: 157 x 227 x 40 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 472




Tipo de Produto: Livro


Classificação Temática:

Livros em Português
História > História do Brasil


 

Para garantir a entrega em 24 horas, a sua encomenda, terá que reunir as seguintes condições:

1. Ter como destino Portugal continental (morada para envio)

2. Ser composta apenas por produtos "24 horas" identificados com o respetivo símbolo.

3. Selecionar o tipo de envio CTT Expresso Dia ou CTT Expresso Premium.

4. Ser paga através de Multibanco ou Cartão de Crédito até às 16 horas de um dia útil. Depois desta hora passarão para o atendimento do dia útil seguinte

Encomenda paga
Entrega
Dias úteis até às 16 horas
Dia útil seguinte
Sábado, Domingo e feriados
2º dia útil seguinte


Notas importantes:
A disponibilidade de 24h e 48h apenas é garantida para uma unidade de cada produto. A entrega da encomenda é feita por estafeta, pelo que, na morada indicada para entrega, o cliente terá de garantir que haja alguém para a receber. Caso contrário, receberá um e-mail de notificação e o estafeta deixará um postal na caixa do correio para agendar uma nova entrega (CTT Expresso Premium) ou levantar a encomenda na Estação de Correios (CTT Expresso Dia).
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela WOOK e pode ser lido em qualquer dispositivo com browser (PC, iPad, iPhone, tablets e smartphones android, etc.) - sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura. Após a compra, o eBook ficará disponível na biblioteca WOOK. Entre na sua biblioteca e faça login (registo WOOK). No 1.º acesso ao eBook necessita de ter ligação à internet, mas posteriormente, o eBook ficará disponível em modo offline, sem ligação à internet. Antes de comprar só precisa verificar se o seu dispositivo tem um browser compatível.

Browsers compatíveis:

Clique aqui
para atualizar
o Google Chrome

Clique aqui
para atualizar
o Firefox

Clique aqui
para atualizar o Internet Explorer

Clique aqui
para atualizar
o Safari

Para saber mais sobre o eWOOK Reader clique aqui.

Todas as marcas e logótipos comerciais, acima indicados, pertencem aos seus respetivos proprietários.
Este eBook tem um DRM (Digital rights management) desenvolvido e gerido pela Adobe e pode ser lido no Adobe Digital Editions (ADE) ou noutras aplicações compatíveis. Antes de comprar, por favor, instale no seu dispositivo uma aplicação de leitura compatível com o DRM da Adobe. Após a compra, irá receber um email a informar que o seu eBook está disponível na área de cliente WOOK; efetue login na sua área de cliente e consulte a opção "eBooks" para fazer o download (necessita de acesso à internet). Para saber mais, consulte a nossa ajuda.

No computador instale a aplicação ADOBE DIGITAL EDITIONS:

Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda.

Clique aqui para instalar
a versão para PC
Clique aqui para instalar
a versão para MAC

No smartphone/tablet iOS ou Android instale a aplicação Bluefirereader:

Antes de instalar o Bluefirereader, veja o vídeo de ajuda para a versão iOS ou Android.

Clique aqui para instalar
a versão para iPad e iPhone
Clique aqui para instalar
a versão para Android

Adobe Digital Editions, o logotipo da Adobe Digital Editions é uma marca comercial da Adobe systems Incorporated registada nos Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as marcas comerciais pertencem aos seus proprietários.
Disponibilidade imediata:

Significa que os produtos ou serviços
associados a esta disponibilidade
ficam disponíveis de imediato após a receção do pagamento da encomenda.

Atenção, apenas o Cartão de Crédito online assegura o processamento imediato da encomenda, os restantes meios de pagamento podem demorar até 48h a serem comunicados aos nossos serviços.

Esta disponibilidade encontra-se associada a produtos virtuais como eBooks
e software para download, ou seja,
produtos que não necessitam de expedição – os produtos são descarregados por download.


 
 
  PPL - Plano Poupança Leitura   |   Programa de Afiliados   |   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda   

©1999/2014 Grupo Porto Editora. Todos os direitos reservados, Porto, Portugal | Este site está conforme o novo Acordo Ortográfico.

Salvo indicação em contrário, os descontos apresentados referem-se a promoções válidas para o dia 03-09-2014