sobre o livro
Já deixou de ser segredo: desde o 11 de Setembro que a CIA deteve de forma ilegal, mas "discreta", mais de uma centena de pessoas que mantém prisioneiras em diferentes partes do mundo. É a chamada "rendição extraordinária" e faz parte da maior operação clandestina dos Estados Unidos desde a guerra fria.
Alguns dos detidos foram levados para o Egipto e para Marrocos onde foram torturados e interrogados. Outros foram transportados secretamente - através dos corredores aéreos que são facilitados à CIA - para a Europa de Leste e para o Afeganistão, onde também foram torturados. Uns acabaram detidos em Guantanamo, mas outros desapareceram de todo.
Neste primeiro livro que investiga de forma sistemática esta rendição extraordinária, o galardoado jornalista/investigador e o "geógrafo militar" exploram o programa da CIA numa série de viagens que os levou a várias partes do mundo.
Descobriram que 5 anos após o 11 de Setembro, as detenções ilegais ainda não acabaram. Pelo contrário, o programa de rendição foi formalizado, sendo mesmo conivente com o programa militar sempre que necessário, e mudando constantemente a sua forma de actuação para que se mantenha longe dos olhares alheios.
«A publicação em português de "A Verdadeira História dos Voos da CIA - Os táxis da tortura", de Trevor Panglen e A. C. Thompson, não podia ser mais oportuna e relevante. É que este livro fornece uma introdução detalhada, mas de fácil leitura e apreensão, sobre o esquema tenebroso, complexo e dissimulado do programa de deslocalização da tortura, designado nos EUA por "entregas extraordinárias" ("extraordinary renditions").
Estamos a falar de um programa que consiste na transferência, através do globo, entre "prisões secretas" (que tantos negaram, mas foram entretanto admitidas pelo próprio Presidente americano) e a prisão ostensiva de Guantánamo, de suspeitos de terrorismo subtraídos a qualquer processo judicial, vítimas de rapto, sequestro, tortura, detenção arbitrária e "desaparecimento".
Um programa de "desaparecimento forçado" operado não por uma qualquer anacrónica ditadura sul-americana ou regime torcionário africano ou asiático, mas pelo governo de uma das maiores e mais antigas democracias no mundo: pela Administração de George W. Bush, envolvendo a CIA e outras agências de segurança americanas, incluindo militares. (…)»
Ana Gomes, do Prefácio
comentários dos leitores
recomendar este título
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.
sobre o autor
A. C. Thompson
A. C. Thompson vencedor, em 2005, do prémio George Polk, é jornalista no S. F. Weekly. Venceu, por duas vezes, o prémio National Council on Crime and Delinquency's PASS pelo seu trabalho como repórter criminal e – também duas vezes – ganhou o prémio Western Publication Association's
(...)Trevor Paglen
Trevor Paglen é perito em instalações militares clandestinas. É um artista e fotógrafo consagrado, autor do estudo Secret Bases, Secret
(...)detalhes do produto
Ano de edição ou reimpressão: 2007
Editor: Campo das Letras
Dimensões: 135 x 208 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Coleção: CAmpo da Actualidade
Classificação Temática:
Livros em Português
Política > Política Internacional
1. Ter como destino Portugal continental (morada para envio)
2. Ser composta apenas por produtos "24 horas" identificados com o respetivo símbolo.
3. Selecionar o tipo de envio CTT Expresso Dia ou CTT Expresso Noite.
4. Ser paga através de Cartão de Crédito on-line
5. Ser confirmada até às 16 horas de um dia útil. Depois desta hora passarão para o atendimento do dia útil seguinte.
|
Notas importantes:
A disponibilidade de 24h e 48h apenas é garantida para uma unidade de cada produto. A entrega da encomenda é feita por estafeta, pelo que, na morada indicada para entrega, o cliente terá de garantir que haja alguém para a receber. Caso contrário, receberá um e-mail de notificação e o estafeta deixará um postal na caixa do correio para agendar uma nova entrega (CTT Expresso Noite) ou levantar a encomenda na Estação de Correios (CTT Expresso Dia).
Significa que os produtos ou serviços
associados a esta disponibilidade
ficam disponíveis de imediato após a receção do pagamento da encomenda.
Atenção, apenas o Cartão de Crédito online assegura o processamento imediato da encomenda, os restantes meios de pagamento podem demorar até 48h a serem comunicados aos nossos serviços.
Esta disponibilidade encontra-se associada a produtos virtuais como eBooks
e software para download, ou seja,
produtos que não necessitam de expedição – os produtos são descarregados por download.














